A menina que vendia bala no trem

Preço sob consulta
. Comprar  
Autor: Adilson Sarti
Ilustrador: Luiz Antonio Cavalheiro


Uma menina, uma caixa de balas e um trem de passageiros... Uma história como tantas outras se não houvesse, na imaginação dessa criança, um mundo mágico e especial visto pelas janelas do trem – companheiro e transporte da menina para cenas liricamente sonhadas por ela.
 
 
ISBN: 978-85-88600-81-2
Nº páginas: 20
Formato: 14,8x21 cm
Idade: 8 a 10 anos
Coleção: 
 



ATIVIDADES SUGERIDAS

 

Temas abordados: sonho, a fantasia, o trabalho infantil, sentimentos e vivências da criança, percepção poética do cotidiano.

 

Caro professor, essa é uma história que fala de sonhos e fantasias. Pode ser trabalhada de muitas maneiras, haja vista a riqueza dos detalhes na imaginação dessa criança, criando um mundo mágico e especial visto pelas janelas do trem, companheiro e transporte da menina para cenas liricamente sonhadas por ela.

- Utilizar reproduções das obras de Monet para que os alunos conheçam um pouco sobre esse artista impressionista, despertando, assim, o gosto pela pintura. (ver site: www.institutoniciamacieira.com.br).

- Estimular trabalhos artísticos baseados nas telas de Monet. Fazer exposições de todos os trabalhos.

- Trabalhar parlendas e ditos populares, a partir da parlenda citada no livro: “Sol com chuva casamento de viúva / chuva com sol casamento de espanhol...”

- Ouvir e cantar “Trenzinho Caipira”, de Villa-Lobos e “O trem”, de Bia Bedran. Depois, criar novos ritmos (mais rápido, mais lento etc.).

- Organizar jogral com o poema “Trem de ferro”, de Manuel bandeira.

- Estimular uma pesquisa sobre o transporte ferroviário no Brasil, no Estado e/ou na cidade em que vivem.

- O livro faz referência à cantora Madonna, ícone da cultura pop americana. E no Brasil, quais são as personalidades que representam a cultura brasileira? Pesquisar sobre elas.

- Identificar no livro as quatro estações do ano:

. verão: “o sol despertava bem cedo... até ...e sonhos pra fazer acontecer...”

. outono: “Ela adorava o vento... até ... banana e cajá...”

. inverno: “Nos dias de chuva... até ...seu doce sorriso...”

. primavera: “Cada dia pra ela... até ...flores do campo....”

- Identificar as principais características das estações do ano na região em que moram e criar um mural com ilustrações.

- Criar situações-problema onde os alunos tenham que usar o raciocínio lógico-matemático para:
Somar: Comprei da vendedora de balas cinco pirulitos; ganhei dois. Quantos tenho agora?
Subtrair: Tinha sete jujubas. Chupei três. Quantas me restam?

Dividir: Tenho seis amigos e doze balas. O que faço para que todos ganhem a mesma quantidade?

- Montar uma banca de doces com os alunos, em sala de aula, para que vivenciem situações que envolvam compra e venda.

- Programar uma aula-passeio para que os alunos observem as diferentes formas das nuvens no céu. Registrar o passeio com ilustrações, comentários e socializações de idéias.

 

TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:

- LEAHY, Cyana. História de criança e de futuro. Franco Editora.

- ANDERSEN, Hans Christian. A pequena vendedora de fósforos. Editora Scipione.

 

Veja também