ATIVIDADES SUGERIDAS
Temas abordados: sonho, a fantasia, o trabalho infantil, sentimentos e vivências da criança, percepção poética do cotidiano.
Caro professor, essa é uma história que fala de sonhos e fantasias. Pode ser trabalhada de muitas maneiras, devido à riqueza dos detalhes na imaginação dessa criança, criando um mundo mágico e especial visto pelas janelas do trem, companheiro e transporte da menina para cenas liricamente sonhadas por ela.
- Utilize reproduções das obras de Monet para que os alunos conheçam um pouco sobre esse artista impressionista, despertando, assim, o gosto pela pintura.
(ver site: www.institutoniciamacieira.com.br).
- Estimule trabalhos artísticos baseados nas telas de Monet. Fazer exposições de todos os trabalhos.
- Trabalhe parlendas e ditos populares, a partir da parlenda citada no livro: “Sol com chuva casamento de viúva / chuva com sol casamento de espanhol...”
- Ouça e cante “Trenzinho Caipira”, de Villa-Lobos e “O trem”, de Bia Bedran. Depois, crie novos ritmos (mais rápido, mais lento etc.).
- Organize jogral com o poema “Trem de ferro”, de Manuel Bandeira.
- Estimule uma pesquisa sobre o transporte ferroviário no Brasil, no Estado e/ou na cidade em que vivem.
- O livro faz referência à cantora Madonna, ícone da cultura pop americana. E no Brasil, quais são as personalidades que representam a cultura brasileira? Pesquise sobre elas.
- Identifique no livro as quatro estações do ano:
. verão: “o sol despertava bem cedo... até ...e sonhos pra fazer acontecer...”
. outono: “Ela adorava o vento... até ... banana e cajá...”
. inverno: “Nos dias de chuva... até ...seu doce sorriso...”
. primavera: “Cada dia pra ela... até ...flores do campo....”
- Identifique as principais características das estações do ano na região em que mora e crie um mural com ilustrações.
- Crie situações-problema onde os alunos tenham que usar o raciocínio lógico-matemático para:
Somar: Comprei da vendedora de balas cinco pirulitos; ganhei dois. Quantos tenho agora?
Subtrair: Tinha sete jujubas. Chupei três. Quantas me restam?
Dividir: Tenho seis amigos e doze balas. O que faço para que todos ganhem a mesma quantidade?
- Monte uma banca de doces com os alunos, em sala de aula, para que vivenciem situações que envolvam compra e venda.
- Programe uma aula-passeio para que os alunos observem as diferentes formas das nuvens no céu. Registre o passeio com ilustrações, comentários e socializações de ideias.
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- LEAHY, Cyana. História de criança e de futuro. Franco Editora.
- ANDERSEN, Hans Christian. A pequena vendedora de fósforos. Editora Scipione.