Autor: José Romero Nobre de Carvalho
Ilustradora: Semíramis Paterno
O sapo Leleca se apaixona pela bela princesa Lili. Será que um beijo resolverá essa história de amor?
ISBN: 978-85-7671-144-5 |
Nº de páginas: 16 |
Formato: 17x25 cm |
Idade: 7 a 9 anos |
Coleção: |
ATIVIDADES SUGERIDAS
Temas abordados: contos de fadas, amor, sonho.
- Esta história é uma releitura de um conto “O príncipe sapo” ou “A princesa e o sapo”. Leia a história até uma parte e peça que as crianças adivinhem o seu desfecho.
- Proponha a leitura das várias versões e a comparação entre as mesmas.
- Elenque os contos de fadas conhecidos pelas crianças.
- Converse com as crianças sobre personagens que existem nos contos de fadas, como fadas-madrinhas, bruxas.
- Construa um gráfico com os contos preferidos.
- Convide familiares para momento do conto para a turma.
- Possibilite a interação das crianças com material informativo sobre o Império, onde ainda existe, quem são as pessoas pertencentes à nobreza.
- Possibilite a interação com obras de arte que retratam a nobreza e castelos.
- Converse com a turma sobre o preconceito existente entre as pessoas de níveis socioeconômico diferentes; converse sobre a valorização do “ter” em detrimento do “ser” em nossa sociedade atual.
- Observe as ilustrações – como se apresentam as vestimentas das personagens – em que época vivem? Pesquise sobre a história das vestimentas.
- Incentive que a turma organize a dramatização da história.
- Proponha aos alunos que se dividam em grupos e construam castelos de papelão e sucata.
- O que são taboas?
- Converse com os alunos sobre algumas palavras encontradas na história: fada-madrinha, comitiva, camareira, muralha, camponês, título de nobreza.
- Converse com os alunos sobre o que fariam se encontrassem uma varinha mágica.
- A ilustradora utilizou colagens de tecidos e colagens de desenhos para ilustrar o livro. Proponha aos alunos que realizem trabalhos utilizando a técnica de colagem.
- Leia para a turma um conto diferente a cada dia. Converse sobre suas características específicas e as comuns a todos os contos.
- Oportunize para que os alunos assistam a filmes de contos de fadas.
- Sugira que os alunos criem outro final para a história.
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- VIANA, Arievaldo. O soldadinho de chumbo e a bailarina dourada – cordel. Franco Editora.
- VIANA, Arievaldo. João Grilo e Cancão de Fogo tecendo a roupa nova do Imperador – cordel. Franco Editora.
- PERINA, Cibele. As rugas do rei. Franco Editora.
- LEÃO, Liana. O pequeno colecionador. Franco Editora.