Cadê o menino que estava aqui?

Preço sob consulta
. Comprar  
Autoras: Maria Célia Madureira e Raquel Gonçalves Ferreira
Ilustradora: Vanessa Alexandre


Durante o dia, esse menino faz de tudo um pouco, mas por que ele desaparece de vez em quando? Para onde será que ele vai?
 
 
ISBN: 978-85-7671-293-0
Nº páginas: 20
Formato: 20x20 cm
Idade: 4 a 7 anos
Coleção: 

ATIVIDADES SUGERIDAS
 

Temas abordados: amor aos livros, dia a dia de uma criança.

 

- Na história acompanhamos as várias atividades que o menino realiza em seu dia (cuidar dos dentes, comer, se divertir, ajudar a mamãe, levar o bichinho de estimação para passear, tomar banho, receber cafuné, brincar com joguinhos, fazer perguntas); converse com as crianças sobre quais atividades realizam durante seu dia;

- Proponha que registrem um dia de suas vidas – em forma de texto, foto ou vídeo e troquem com seus colegas;

- Das atividades realizadas pelo menino, quais as crianças realizam e como?;

- O menino costumava “sumir”; no desenrolar da história pergunte para as crianças o que elas acham que é esse “sumir”;

- Se o menino fosse uma menina, as atividades seriam diferentes? Instigue uma conversa sobre as atividades e brincadeiras envolvendo meninos e meninas;

- Ao final, percebemos que o “sumir” do menino é para fazer sozinho uma atividade, envolvido com os livros; converse com as crianças sobre as atividades que gostam de fazer sozinhas;

- Vimos que ele gostava muito de ler. Quais livros as crianças conhecem, se já leem sozinhas, quais já leram. Faça uma lista e proponha que troquem as experiências de leitura, contando sobre cada livro;

- Proponha a realização de uma feira de troca de livros entre as crianças da turma e/ou da escola;

- Proponha a uma livraria da cidade uma Feira de Livros com a parceria da direção da escola; 

- Proponha a vivência com diversos gêneros textuais (livros de literatura infantil, histórias em quadrinhos, livros de imagens, poesias);

- O título da história “Cadê o menino que estava aqui?” nos faz lembrar o título de uma parlenda: “Cadê o toucinho que estava aqui?” Recupere parlendas conhecidas e faça um álbum com as mesmas;

- Solicite aos alunos que escrevam um livro em sala de aula e depois ilustrem a história.

 

TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:

- MADUREIRA, Maria Célia e FERREIRA, Raquel Gonçalves. Deu rato na biblioteca. Franco Editora.

- ROSCOE, Alessandra Pontes. A primeira vez numa noite do pijama. Franco Editora.

Veja também