Caixa de abraços

R$ 35,00
. Comprar  
Autora: Delma Maria Lucchin
Ilustradora: Verônica Fukuda
Carlos é um menino de oito anos que está vivendo em outro país há alguns meses, quando chega a pandemia. Toda aquela situação o deixa bastante entediado. Sua mãe, preocupada com o bem-estar do menino, tem a ideia de fazer a Caixa de Abraços. É ele mesmo quem conta que, no início, resistiu. O que será que o fez mudar de opinião?
 
ISBN: 978-65-87134-18-5
Nº de páginas: 16
Idade: a partir de 7 anos
Tamanho: 20 x 20 cm
 

Temas abordados: afetos, relacionamento mãe/filho, pandemia.
 
ATIVIDADES SUGERIDAS
 
- Fomente uma conversa entre os alunos sobre experiências de viagens ou mudanças de cidade. Fale das diferenças de idioma, clima, culinária, hábitos.
- Os personagens da história se mudaram para Portugal. Sugira aos alunos que façam uma pesquisa e levem fotos de Portugal.
- Converse com os alunos e liste as influências portuguesas na vida dos brasileiros.
- Incentive a criança a fazer a Caixa de Abraços e colocar bilhetinhos com seus sonhos e expectativas.
- Apresente a Caixa ou Pote da Gratidão onde a criança pode colocar bilhetinhos e quais vivências que o deixaram feliz.
- Converse sobre atividades que podem ser feitas sem o uso da tecnologia, juntamente com a família, tais como a caixa de abraços, cartões artesanais, jogos de tabuleiro.
- Ouça as preocupações das crianças sobre a covid-19 e responda às suas perguntas da forma mais adequada; não as sobrecarregue com muita informação.
- Enfatize as crianças que elas podem contribuir muito para sua própria segurança e para a segurança de outras pessoas. Introduza o conceito de distanciamento social (manter-se afastado de amigos, evitar aglomerações, não tocar as pessoas desnecessariamente etc.); concentre-se em hábitos saudáveis, como cobrir o nariz e a boca com a parte interna do cotovelo flexionado ao tossir ou espirrar e lavar as mãos com água e sabão com frequência.
- Faça exercícios que demonstrem de que maneira os germes podem se propagar. Por exemplo, use água colorida para borrifar um pedaço de papel, observando como as gotículas se espalham.
- Demonstre como é importante lavar as mãos com água e sabão por 20 segundos. Coloque uma pequena quantidade de tinta guache nas mãos e peça que lavem apenas com água e que percebam quanta tinta restou. Então peça que repitam a lavagem por 20 segundos, agora com água e sabão.
- Proponha uma comparação entre as atividades de lazer realizadas em casa durante a pandemia pelos colegas da classe a fim de que possam aprender brincadeiras diferentes, socializando-as.
- Que tal customizar o seu próprio papel decorado? Use lápis de cor ou canetinhas de cores variadas para criar linhas horizontais, verticais e diagonais na criação de sua própria estampa. Escolha cores claras e escuras para que haja contraste. Perceba as formas geométricas e cores que surgirão com o cruzamento das linhas. Experimente usar linhas curvas, tracejadas, onduladas, pontilhadas etc.
 
 
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- CELECINA. Sandra, Caixinha de surpresas. Franco Editora.
- MORAES, Martha Lemos de. O planeta Arret e o monstro invisível. Franco Editora.
• Prazo para postagem:
Veja também