Cada um... é um!

R$ 33,00
ou 3 x R$ 11,00
. Comprar  
Autora:  Aline Louro
Ilustradora: Carol Juste

 
O livro trata principalmente do encontro com o outro e das descobertas que este encontro proporciona, mostrando ao leitor que cada ser humano é único e por isso mesmo surpreendente.
 
 
ISBN: 978-85-7671-327-2
Nº páginas: 16
Formato: 17x25 cm
Idade: 6 a 8 anos
Coleção: 

ATIVIDADES SUGERIDAS


O livro trata principalmente do encontro com o outro e das descobertas que este encontro traz, mostrando ao leitor que cada ser humano é único e por isso mesmo surpreendente.

Temas abordados
valorização do outro, respeito às diferenças, emoções, sentimentos.

 

- Apresente sucintamente autor, ilustrador e editora.

- Após a leitura do livro, solicite que identifiquem as características dos personagens do livro e de que forma os personagens superaram sua dificuldades.

- Faça com o auxílio das crianças um quadro comparativo dos personagens – em cartazes ou no quadro negro - com defeitos e qualidades de cada um deles.

- Leve as crianças a perceberem, através da leitura do livro e da atividade anterior, que todos têm defeitos e qualidades.

- Em roda com as crianças (na sala ou no pátio), peça que escolham um colega e escrevam uma característica dele num pedaço de papel – não é necessário se identificar. Quando todos tiverem acabado, a professora retira da caixa os papéis e lê para a turma que tentará identificar o dono de determinada característica. Peça ao dono da característica lida, que diga se concorda ou não, com o que foi falado. Faça o mesmo com todos os papéis da caixa.

- Peça que todos façam um relatório sobre si mesmos, relatando suas qualidades e defeitos, buscando dizer de que maneira ele poderia modificar ou aprimorar o que ele considera ser seus defeitos.

- Trabalhe com os alunos sobre as diversas raças que formam o povo brasileiro.

- Proponha uma pesquisa sobre os índios e negros e o que herdamos de sua cultura.

- Liste palavras de origem indígena.

- Identifique com as crianças as rimas do texto. Sugira que criem rimas novas a partir das já existentes.

- Converse sobre as diferenças de altura e peso. Os alunos poderão ser pesados e medidos e em seguida organizar um gráfico. Deve-se tomar cuidado para que as crianças não rotulem as crianças mais gordinhas ou aquelas muito grandes. Sempre valorizando o respeito às diferenças.

- O Luiz, personagem da história, espirra muito. Por que será? Converse sobre as doenças respiratórias e suas causas.

- Leia a história “O patinho feio”, de Andersen.

 

TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- VASQUES, Marciano. Rufina. Franco Editora.

- RODRIGUES, João. Quer conhecer as diferenças? Franco Editora.

- BORGES, Rose. Tão diferentes! Franco Editora.

• Prazo para postagem:
Veja também