Ar doce ar

R$ 33,00
ou 3 x R$ 11,00
. Comprar  
Autora e ilustradora: Ana Maria de Andrade
 
A estrelinha Estela fica assustada com a fumaça negra que suja o céu e põe em risco a vida do planeta Terra! Com a ajuda da borboleta Isabela, do amigo Ventinho, do Sol, das estrelas e da Lua, Estela consegue mudar a atitude das pessoas e evitar a poluição do ar.
 
 
ISBN: 978-85-7671-081-3
Nº páginas: 16
Formato: 25x17 cm
Idade: 4 a 7 anos
Coleção:
 


ATIVIDADES SUGERIDAS

 

Temas abordados: importância do ar, poluição, aquecimento global.

 

O livro “Ar Doce Ar” pode ser adotado tanto para classe da Educação Infantil quanto para classes do Ensino Fundamental. Nesta ficha de sugestões, você professor (a), irá encontrar atividades diversas, as quais devem ser adaptadas de acordo com a faixa etária em que está trabalhando. Destacam-se pontos de interesse, presentes na narrativa e nas ilustrações, que possibilitam motivar diferentes estudos nas diferentes áreas disciplinares.

 

–  Educação Ambiental (Ciências)

Astros celestes – As estrelas, o Sol e a Lua – páginas 3 e 9 –  observação dos astros e pesquisa sobre as suas características.

Fenômenos da natureza – páginas 9, 10, 13 e 15 –Observação dos fenômenos naturais e suas consequências sobre o planeta Terra – a formação das nuvens, a chuva, a neve, o vento, o arco-íris e as mudanças climáticas.

Fotossíntese – páginas 10 e 11 –  Observação dos vegetais e o processo de purificação do ar através da fotossíntese. A importância da luz do sol, do ar e da água para a sobrevivência dos vegetais e a produção de oxigênio e gás carbônico. Realizar experiências no laboratório.

Saúde – página 11 –  Observação das doenças causadas pela poluição do ar e importância do oxigênio para a vida no planeta Terra.

Educação ambiental – páginas 4 e 7 –  Pesquisa sobre os agentes poluidores do ar. A combustão provocada pelos motores, a queima do lixo e a liberação de toxinas para a atmosfera.

Aquecimento global – págs. 9 e 10 - O efeito estufa provocado pela poluição do ar e a chuva ácida. Observação do ciclo da água e os prejuízos causados pela emissão de gases poluentes para a atmosfera. Pesquisas sobre os principais agentes poluidores e emissores de gás carbônico.

Reciclagem – págs. 7 e 12 – A importância da coleta seletiva e encaminhamento de materiais para as fábricas de reciclagem.

Fauna brasileira – Capa e página 3 –  Destaque para a ararinha-azul (animal da fauna brasileira ameaçado de extinção) e para a borboleta (representando os animais que voam).

–  Matemática

Estudo do tempo – O calendário –  Os dias e as noites e o movimento de rotação da Terra. O ano e o movimento de translação da Terra. As estações do ano e suas características principais. A contagem dos dias, semanas e meses.

Cores das ilustrações – As cores foram utilizadas com base nos estudos da cromoterapia. O fundo das ilustrações acompanha os sentimentos expressos no contexto de cada uma das cenas.

Formas – O papel usado para a técnica do Origami estimula o estudo das formas geométricas (Estela – quadrado/ Isabela – retângulo).

Coleções – Montagem da caixa de coleção de materiais recicláveis – tampas, rolinhos, caixinhas e palitos. Associação dos elementos em conjuntos (com o auxílio de barbantes e lã colorida), contagem e operações simples.

–  Artes Plásticas

Origami, recorte e colagem – reprodução dos personagens do livro e criação de outros;

Oficinas de brinquedos de papel – o cata-vento (estrelinha Estela), oficina de pipas, confecção do avião e do pára-quedas.

Pintura – Técnica da pintura soprada com canudinho (presença do ar no nosso corpo).  Mistura das cores primárias para a descoberta das 7 cores do arco-íris.

Bolas de gás – Confecção de máscaras e personagens, com colagem de jornal e papéis diversos sobre bolas cheias de ar.

Sucata – oficina de brinquedos de sucata.

–  Brincadeiras

Corrida do Jornal – Colocar uma folha de jornal na barriga e correr, sentindo a pressão do ar sobre a folha. Vence a criança que não deixar a folha cair até o final do circuito.

Bolinhas de Sabão – Perceber a presença dentro do nosso corpo, soprando o canudinho e fazendo bolinhas de sabão.

Estação Meteorológica – O que é clima? O que é tempo? O que é meteorologia? Produzir instrumentos simples para a observação do clima, utilizando sucata (biruta, pluviômetro, termômetro e barômetro). É divertido e interessante.

–  Língua Portuguesa

Imagens –  Leitura da história somente por imagens.

Recriar a história – Em forma de prosa, em forma de poesia, em quadrinhos.

Livro da turma – Coletânea de textos e desenhos dos alunos sobre o tema em questão.

Jornal-mural – Coletânea de matérias jornalísticas que dizem respeito à destruição do meio ambiente e ações preventivas. Matéria produzida pelos próprios alunos.

Produção de textos - Cartas para os moradores, prefeito, governador e presidente pedindo atenção ao meio ambiente e à questão do aquecimento global.

Árvore dos desejos – Produzir bilhetes de SOS Meio Ambiente que serão fixados nos frutos de uma árvore confeccionada pelos próprios alunos.

Produção de campanha –  Cartazes, folhetos, folder e convites para a implantação de projeto de Educação Ambiental que envolva toda a comunidade.

–  Geografia

Planeta Terra – Observação do sistema solar, a formação do planeta Terra, suas camadas (solo e atmosfera), mudanças provocadas pela alteração do clima (terremotos, erupções, enchentes, degelo das calotas polares, furacões), desequilíbrio do ecossistema.

Município – Observação da região do município (no qual a escola está inserida), levantamento das indústrias da região, atenção para as ações de degradação ambiental.

Ação do homem –  páginas 4 e 7 –  A industrialização como principal agente da poluição do ar, a queima do lixo e o uso abusivo dos meios de transporte a motor e a queima de combustível. Destaque para as ações realizadas à noite, quando não há fiscalização.

Fiscalização – Pesquisa dos órgãos fiscalizadores para a preservação do meio ambiente, estímulo ao exercício da cidadania, confecção da carteirinha “Amigo da Natureza”, incentivando as crianças a denunciarem as ações de destruição da natureza.

–  História

Volta ao passado –  Levantamento das ações provocadas pelo homem, o progresso do bairro/ cidade. Entrevistas com os familiares idosos, coletânea de fotos antigas, coletânea de matérias de jornais, mostrando a destruição ambiental, ocorrida nas últimas décadas, como consequência da industrialização e urbanização.

- Jogos –  Sugestões no site da autora.

Fale com a autora e envie seus trabalhos para publicação no site: www.anamariadeandrade.com

 

 TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR: 

- ANDRADE, Ana Maria de. Terra-mãe. Franco Editora.

- ANDRADE, Ana Maria de. Planeta menos. Franco Editora.
- ANDRADE, Ana Maria de. Ar doce ar. Franco Editora.

• Prazo para postagem:
Veja também