ATIVIDADES SUGERIDAS
Temas abordados: a esperteza pode vencer a força física, a união faz a força, nem tudo o que se imagina acontece de verdade.
Matemática:
- Trabalhe conceito de ordens crescente e decrescente.
- Retire objetos variados de uma sacola, ordenando-os do maior para o menor, e vice-versa.
- As crianças devem fazer uma fila por tamanho, primeiro em ordem crescente e depois em ordem decrescente.
- Recorte figuras de objetos em fotos de revistas e cole-os num papel branco, em fila, por tamanho, do menor para o maior. Faça outra fileira abaixo, do maior para o menor.
- Trabalhe conceito de subtração.
- Agrupe objetos e anote o número total. Em seguida, retire um a um e anote quantos ficam.
- Desenhe as 11 patinhas em um círculo e risque uma a uma, observando quantas ficam.
Português
- Crie acrósticos com os nomes dos números, de modo a formar frases engraçadas ou absurdas.
Exemplo
Urso
Maluco
Dancei
Ontem
Indo
Sonhar
Com
Isca
Não
Caço
Onça
- Patos podem usar brincos? Patos têm orelhas? Invente a história de uma patinha que queria usar brincos e como ela solucionou o problema.
- Animais que falam como gente só existem nas histórias. No entanto, cada animal tem sua voz. Imite as vozes destes animais: gato, cachorro, carneiro, vaca, peru, pato, pinto, leão, galo, cavalo, macaco.
- Conte onde você acha que é mais gostoso nadar: no mar, no lago ou no rio.
- Entre as palavras a seguir, diga quais estão ligadas à onça e quais as que têm mais a ver com as patinhas: esperta - bico - sonhadora - grande - pintada - pequena - sapeca - gulosa - feroz - orelha - alegre - filhote - nadadeira - tagarela - pelo - ovo - ninho
- Você gosta de pão francês? Que outros tipos de pães você conhece?
- A onça pensou em esquecer um sapato perto da lagoa, para despertar a curiosidade das patinhas. Que personagem de contos de fadas também perdeu um sapatinho? Você sabe contar essa história?
- Você sabe pular amarelinha? Que tal fazer um torneio de amarelinha entre os alunos da classe? Amarelinha é uma brincadeira folclórica. Pergunte a seus pais ou avós do que eles brincavam quando eram crianças. Outras brincadeiras folclóricas: pique, ovo choco, esconde-esconde, roda, passa-anel, gato e rato etc.
- Vamos fazer a encenação da história? As crianças vão representar os personagens. Faça orelhas de cartolina para a onça e bicos para as patinhas usarem.
- Crie uma história em quadrinhos contando uma visita da onça ao dentista.
- As patinhas esconderam a dentadura da onça. Você já escondeu algum objeto de alguém? Por quê?
- Se a onça quisesse ser amiga das patinhas, talvez devesse mudar sua alimentação... O que você acha que ela deveria passar a comer?
Ciências
- Trabalhe a importância da preservação da natureza para a sobrevivência das pessoas e dos animais.
- A onça - o maior felino brasileiro é um animal em perigo de extinção - onde vive, o que come, como se reproduz. Qual o motivo de haver animais em extinção?
- Compreenda a importância de preservar espécies animais para não quebrar o equilíbrio da natureza.
- Biodiversidade, cadeia alimentar, animais vertebrados / invertebrados, animais herbívoros / carnívoros.
- Os patos - onde vivem, o que comem - animais selvagens / animais domésticos.
- Faça uma lista de animais que se reproduzem por meio de ovos.
- A onça da história usava dentadura. Ela cuidou bem dos dentes? Que cuidados devemos ter para manter os dentes saudáveis?
- O que é o trovão? Por que ele ocorre antes ou durante as chuvas?
Geografia
Localize no mapa do Brasil as regiões onde vivem as onças e outros animais silvestres.
Artes
- A onça queria jogar confete nas patinhas. Desenhe um ou mais patos e depois recorte pedacinhos de papel de todas as cores e cole sobre o desenho.
- A onça planejou jogar sabão no lago e fazer espuma. Desenhe um laguinho e cole nele chumaços de algodão para parecer espuma.
- Como era o sorriso da onça com sua dentadura? Procure e recorte em revistas várias bocas sorrindo e depois cole tudo em uma folha de papel.
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- MIRANDA, Eraldo. Os três porquinhos. Franco Editora.
- SORRENTI, Neusa. Granfinosa e Marieta... e o caso da etiqueta. Franco Editora.