Deuses e heróis

R$ 47,00
ou 3 x R$ 15,67
. Comprar  
Autora: Dad Squarisi
Ilustrador: Fernando Lopes

 
Os mitos contam sobre o humano e sobre a natureza. É por isso que a gente se reconhece nas histórias. Sabe, sem ser preciso dizer, que participamos delas enquanto as lemos ou ouvimos. Torcemos, somos contra, sofremos pelo destino do herói. Ele está bem atrás de nós, todos os dias.
 
ISBN: 978-85-7671-188-9
Nº de páginas: 96
Formato: 20x20 cm
Idade: 10 a 13 anos
Coleção:

 ATIVIDADES SUGERIDAS
 
Temas abordados: mitos, natureza, relações humanas.

A faixa etária dos alunos norteará a conversa informal de estímulo à leitura, por parte do(a) professor(a).
Sugere-se que trate do fato de que as religiões não são apenas uma forma de unir um grupo pelas mesmas crenças e pelo seguimento dos mesmos dogmas, mas que também servem para aplacar nossa curiosidade acerca do sobrenatural, respondendo, cada uma ao seu modo, aos anseios de cada ser humano. E a mitologia foi criada com esse intuito: saciar a curiosidade, os questionamentos de um povo ainda sem a nossa concepção de Deus.
Após esse bate-papo, pode-se passar à pesquisa dos seguintes tópicos (atividade de pré-leitura):
- Qual ser fantástico é famoso em sua região? Ele intercede para o bem ou para o mal das pessoas?
- Quando surgiu a mitologia?
- O que é mitologia?
- Quais são os mitos mais famosOs?
           
            Trabalho direcionado para as disciplinas:
Língua Portuguesa: A linguagem dos contos do livro (mais coloquial, próxima do leitor). Significado de termos, expressões do cotidiano (questão 1 da Interpretação de Texto). Intertextualidade.
Geografia: estudo do significado de Atlas, através do conto da página 25. Estudo de demografia, através do conto Tânatos, o deus da morte, página 55 (pergunta 4). Estudo do estado do Amazonas, através do conto Amazonas, as guerreiras.
História: estudo da Grécia. Guerra de Troia (questão 9).
Ciências: trabalho com o conto Prometeu, o acorrentado, enfocando especificamente o funcionamento do fígado e como ocorre seu transplante (pergunta 7).
Formação Humana: beleza interior X beleza exterior, discussão encontrada no conto da página 33. Trabalho com virtudes e fraquezas pessoais, baseando-se no fato de que os deuses gregos não são perfeitos.

            Atividades a serem aplicadas após a leitura da obra:
Brincadeira: cada aluno (ou grupo) levará para a sala de aula um objeto que remeta a um conto do livro trabalhado e os demais tentarão descobrir qual é o ser mitológico a que se fez referência.
Proposta de Redação: “Que ser mitológico eu sou?”. O aluno deverá associar ao ser – deus(a), herói, heroína - suas características físicas e psicológicas, falando de suas qualidades e defeitos (é bom destacar o fato de que, na mitologia, os deuses têm defeitos e fraquezas, como nós). O(a) professor(a) poderá trabalhar, com essa atividade, a habilidade da argumentação e da visão autocrítica.
Intertextualidade (para ser reproduzida para os alunos, em duplas. Há quatro sugestões.):
Vocês leram diversos contos que tratam de seres da Mitologia Grega, e muitos explicam expressões de uso coloquial, como “foi aberta a caixa de Pandora”, “esse é o meu calcanhar de Aquiles”, “foi flechado pelo Cupido”, “ele é como a Fênix, renasce das cinzas” etc.

 
• Prazo para postagem:
Veja também