|
A menina que vivia com a cabeça nas nuvens
Opção esgotada. Clique aqui para ser avisado
quando o produto estiver disponível.
Autor: Lucimara Morais
Ilustração: Amanda Freitas
Como nasce um livro? Um livro nasce devagar. É feito de lembranças, cheiros, cores e palavras. Este livro nasceu com uma personagem que desenhei durante minha infância, uma menina feliz que gostava de servir ao mundo com sua arte e seu trabalho. Desenhada em jardins, castelos, rios e florestas, de alguma forma ela não se encaixava nesses cenários. Até que um dia... saindo de São Paulo em direção à bela Florianópolis, achei a casa perfeita para essa menina! No meio do caminho tinha uma serra, tão alta que não era possível ver seu topo. Nuvens a cobriam. Foi assim que achei o cenário perfeito para a vida dessa doce menina, que pode ser qualquer pessoa que sonha em construir um mundo mais lindo por meio do trabalho e do amor!
ISBN:978-85-7671-313-5 |
Nº páginas: 16 |
Formato: 17x25 cm |
Idade: 8 a 10 anos |
Coleção: |
ATIVIDADES SUGERIDAS
Temas abordados: sonhos, fantasias, nuvens, poesia.
Após a leitura do livro, podem ser feitas as seguintes perguntas:
- Por que a menina tinha esse nome?
- Descreva o lugar que ela morava.
- Como ela nasceu?
- Onde ela construiu sua casa?
- O que quer dizer a expressão “vivia com a cabeça nas nuvens”? Você também “vive com a cabeça nas nuvens”?
- Qual a brincadeira que a menina mais gostava?
- Quando ela cresce, que trabalho ela inicia?
- Converse sobre todo o processo de “cultivar nuvens”, de acordo com o texto.
- Por que a menina queria explorar outras terras?
- Como foi a construção do “avião de nuvens”?
- O que aconteceu na Serra das Cores?
- No final do livro, o que muda na vida da menina?
- Estimule a observação da natureza e suas cores.
- Oportunize experimentos com prismas para se observar a decomposição da luz em suas várias cores.
- Qual a cor da família de cada um? Qual cor representa sua personalidade?
- Esclareça o significado de alguns elementos da natureza que são citados no livro: serra, cume, gruta, furacões, ciclones, redemoinhos...
- As crianças podem ser orientadas a desenharem o “Cume da Imaginação”, conforme a descrição que se encontra no livro.
- Leve os alunos ao pátio da escola, para eles observarem o céu e as nuvens.
- Proponha uma pesquisa sobre o verdadeiro processo da formação de nuvens e os diversos tipos de nuvens: Cumulus, Congestus, Cumulonimbus...
- Incentive os alunos a construírem um “avião de nuvens”. A professora de artes pode auxiliar nesse trabalho.
- Converse também sobre o arco-íris. Como ele é formado? Quais são as cores predominantes? As crianças podem desenhá-lo observando a sequência das cores.
- Qual é a lenda do arco-íris?
LIVRO QUE PODE AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- MICHALSKI, Janaína. A princesa acelerada. Franco Editora.
|