A Família Gênio e a máquina voadora

Preço sob consulta
. Comprar  
Autora: Glaucia Lewicki
Ilustrador: Gabriel Voser

Quando o caçula de uma família de gênios decide ser o locutor de uma partida de futebol, a confusão está no ar! Afinal, a melhor forma de estar em cima do lance é inventando uma geringonça para sobrevoar o campo. Mas após estudar a história das diversas máquinas voadoras criadas pelo homem, Leonardo compreende que os voos da imaginação podem levá-lo aonde ele sempre quis

 
ISBN: 978-85-7671-154-4
Nº páginas: 40
Formato: 14,8x21 cm
Idade: 9 a 10 anos
Coleção: 
 

ATIVIDADES SUGERIDAS

 

Temas abordados: família, invenções e descobertas, artes, ciências.

 

- Nessa história, os membros de uma família têm um interesse em comum: experiências e invenções. Converse com as crianças sobre os interesses dos membros de suas famílias, assim como das crianças da turma.

- A família da história é uma família tradicional com pai, mãe e três filhos. Converse com os alunos sobre a constituição das famílias atuais.

- Se a turma tiver um interesse em comum (ex: esporte), incentive e proporcione a realização conjunta de tal atividade no espaço escolar.

- No cotidiano da Família Gênio vários objetos existem para o conforto de todos; solicite que as crianças pesquisem os objetos existentes em suas casas, que foram inventados pelo Homem e que são utilizados no cotidiano.

- Instigue uma pesquisa sobre qual invento é considerado mais importante pelas pessoas da escola ou da comunidade; construir um gráfico com os dados colhidos.

- Muitas invenções facilitaram a vida cotidiana do Homem, mas algumas repercutem em alguns prejuízos à natureza, ao meio ambiente; incentive essa discussão.

- Conversar sobre o que poderia ser inventado para melhorar a vida pessoal das crianças da turma e/ou para a vida coletiva na escola.

- O que é necessário para ser considerado um gênio?

- O nome dos personagens da história remetem a nomes de personagens ilustres (Leonardo Da Vinci, Isaac Newton, Albert Einstein, Marie Curie, Charles Darwin e Júlio Verne); possibilite a interação com as descobertas e/ou invenções desses pesquisadores e escritor visionário, no caso de Verne.

- Proporcione a interação com as obras artísticas de Da Vinci, incentivando a releitura das mesmas.

- Possibilite também a interação com a biografia e invenções de outro inventor: Alberto Santos Dumont – relógio de pulso, ultraleve, avião.

- Leonardo escrevia suas ideias da direita para a esquerda para que ninguém lesse (assim como Leonardo Da Vinci) - proponha a invenção de códigos com a turma.

- Possibilite que as crianças se comuniquem pela língua do P.

- Proporcione a realização de experiências utilizando o ar – construindo brinquedos como cata-ventos, piabas, pipas etc.

 

TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:

- OLIVEIRA, Maria de Lourdes Abreu de. O menino da ilha. Franco Editora.
OLIVEIRA, Maria de Lourdes Abreu de. Os sete desafios no outro lado da ilha. Franco Editora.

 

Veja também