A verdadeira história de Papai Noel

Preço sob consulta
. Comprar  
Autor: Alexandre Lobão
Ilustrador: Carlos Jorge

“O Papai Noel existe de verdade?” Quando Aninha faz esta pergunta, seu pai se desconcerta e resolve lhe contar a “verdadeira história de Papai Noel”.


 
ISBN: 978-85-7671-109-4
Nº páginas: 16
Formato: 20x20 cm
Idade: 6 a 8 anos
Coleção: 
 
 

 

ATIVIDADES SUGERIDAS
 

Este livro conta quem foi o “verdadeiro” Papai Noel, e como os pais se tornaram “herdeiros” da tradição de presentear as crianças no Natal.  Um livro que conta a “verdade” sobre Papai Noel às crianças, sem perder a magia do Natal!
 

Temas abordados: carinho, a origem do Natal, o verdadeiro espírito natalino, união familiar, detalhes sobre a vida em países de clima frio (neve, treno, renas etc).

 

- Mostrar a capa do livro e fazer perguntas inferenciais, para que alunos aprendam as técnicas de antecipação e definição de hipóteses, que ajudam na compreensão da leitura.  Exemplos:  “Qual será a verdadeira história do Papai Noel?”; “Quando esta história se passa? (atualmente, antigamente, e em que época do ano)”. Quem deve ser o personagem principal?  (uma criança, um adulto… características)”.

- Explicar que toda história tem começo (apresentação dos personagens), uma mudança (que faz a história se desenvolver – se nada mudar, não há história!) meio (desenvolvimento do tema) e fim (conclusão); e que os personagens são elementos importantes para fazer as histórias ficarem divertidas.

- Pedir aos alunos que leiam, em voz baixa, o livro, em casa ou na classe.  Sugerir que prestem atenção nos elementos da história apresentados: partes da história e personagens (quem são, onde vivem etc).  No caso, temos duas histórias, a do livro e a que o pai conta para a filha, que podem ser analisadas separadamente.  Exemplo:

Livro

História do pai

Personagens:  pai (Pedro) e menina (Aninha)

Personagens:  Nicolau / Papai Noel

Começo: menina em casa, na época do Natal

Começo: Nicolau é um lenhador

Mudança: ela quer descobrir se Papai Noel existe

Mudança:  ele se aposenta e começa a dar presentes às crianças

Meio: pai conta a história do Papai Noel

Meio: Nicolau dá presentes a várias gerações de crianças, mostrando o verdadeiro espírito natalino até morrer

Conclusão: descobrindo a verdade sobre Papai Noel, ela vai dormir

Conclusão: tocados pelo espírito natalino, os pais continuam a tradição de Nicolau

 

- Após a leitura, pedir que alunos avaliem o texto oralmente ou por escrito, abrangendo os três níveis de leitura:

Leitura objetiva: Segundo o pai de Aninha, como era o nome do Papai Noel? Onde ele vivia?  O Natal é a comemoração de quê?

Leitura inferencial: O que você acha que os pais das crianças descobriram ao entrar na casa do Papai Noel?  Quem deu os presentes para as crianças naquele Natal?  Que idade deve ter Aninha?

Leitura avaliativa: Como deve ser viver na terra onde vivia o Papai Noel, onde neva no inverno?   Explique com suas palavras o que você acha que é o “espírito de Natal”.  Você acha que as pessoas hoje em dia têm o verdadeiro espírito natalino?  O que podemos fazer para reforçar este espírito natalino, durante todo o ano?

TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:

- Braz, Júlio Emílio. Um presente para toda vida. Franco Editora.

- BORGES, Iris. O Natal mágico do vovô Samir.  Franco Editora.

Veja também