Temas abordados: brincadeiras, sonoridade.
- Trabalhar palavras com “lh”.
- Ampliação do vocabulário discutindo o significado de : pimpolhos, malhado, palheiro, palhoça.
- Como são empregados na alimentação e no artesanato os vegetais: milho, repolho, palha, flores.
- Levar os alunos a realizarem uma pesquisa sobre os coelhos.
- O coelho Botelho é um coelho trabalhador. Conversar com os alunos sobre as profissões e a importância do trabalho.
- Instigar uma conversa sobre as formas de organização familiares observadas atualmente.
- Promover a discussão sobre o preconceito quanto as tarefas consideradas femininas e masculinas.
- Conversar sobre as cores dos coelhos.
- Por que o coelho é um símbolo da Páscoa?
- Conversar com as crianças sobre um personagem importante das histórias em quadrinhos o coelho Sansão, da Mônica.
- Confeccionar um coelho de dobradura.
- Ler para as crianças a poesia:
A Gralha (Elias José) – trabalhar o “-lh”
Só falha
Quem fala
Como uma gralha.
A gralha
Quando gralha
Seu som se espalha.
Mas pouca gente fala
Nas belas penas da gralha
Uma gralha azul
É uma ave
E é um poema.
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR: