O cardápio maluco

R$ 45,60
. Comprar  
Autora: Giulieny Matos
Ilustradora: Meri
“O Cardápio Maluco” é um livro criado para provocar risadas na criançada. As situações de humor resultam do questionamento de um pai ao associar comportamentos de seu filho ao que o menino tem comido... As crianças são mesmo divertidas, inquietas e cheias de energia! 
 
ISBN 978-85-7671-300-5
Nº de páginas 24
Tamanho 17x25 cm
Idade a partir de 8 anos

Temas abordados: relações familiares, consumismo, comportamento de crianças, cotidiano.
ATIVIDADES SUGERIDAS:
- A alimentação sempre foi associada a nossa saúde, assim como os alimentos contribuem para o nosso bem estar físico, muitos deles são associados também ao bem estar emocional;
- Tudo o que o menino da história fazia era associado aos alimentos que comia. Por que o pai relacionava isso com alimentação? Qual a influência da alimentação em nosso corpo? Qual a influência dos alimentos em nosso comportamento?
- O menino vivia escorregando e seu pai comparou isso ao quiabo; possibilite a interação com o legume – corte, perceba que o mesmo tem uma gosma escorregadia;
- A agitação do menino também fez com que seu pai perguntasse se tinha comido pimenta, formiga ou coxinha de rã; pesquise essas formas de expressão nas famílias das crianças;
- Pimentas e rãs fazem parte do cardápio brasileiro, as tanajuras fariam parte de algum cardápio em alguma cultura?
- Incentive a pesquisa sobre alimentos inusitados em cardápios culturalmente diferenciados;
- Na história aparecem expressões sobre alimentação que não existem em nosso meio, o pai do menino usou metáforas para ilustrar o comportamento do menino; proponha a criação de outras metáforas pelas crianças para os comportamentos exagerados (ex: o menino não dormia = teria comido coruja ensopada ou bolinho de tamanduá = hábitos noturnos desses animais);
- A história traz uma divertida brincadeira com os alimentos. Como podemos nos alimentar de forma adequada sem deixar de brincar? Proponha atividades de culinária com lanches saudáveis e criativos;
- Proponha uma pesquisa sobre alimentação saudável;
- Instigue o plantio de hortaliças, legumes ou ervas;
- Brinque com as crianças de adivinhar os legumes. Coloque alguns legumes dentro de um saquinho. De olhos vendados a criança deverá adivinhar, pelo tato, qual legume é;
- Oportunize também para que provem vários sucos de frutas e adivinhe de qual fruta foi feito;
- Organize um mural com gravuras de frutas, verduras e legumes;
- Peça que as crianças tragam de casa receitas saudáveis e organize um caderno de receitas;
- O que é uma dieta vegetariana?
- Quais as diferenças entre a dieta vegetariana e a dieta vegana?
Vídeos:
Muito além do peso https://www.youtube.com/watch?v=8UGe5GiHCT4
Somos o que comemos http://player.sicnoticias.pt/2015-04-09-Grande-Reportagem-Interactiva-Somos-o-que-comemos-

TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- SQUARISI, Dad. Horta em figurinhas. Franco Editora
- ZOTTMANN, Jussara. Receitinhas da Laila. Franco Editora

 


 
• Prazo para postagem:
Veja também