| 
	                    
	                    
	                    
	                        
	                    
	                 | 
	                    
	                    
	                    
	                    
	                    
	                    Vamos brincar de donos do amanhã?
	                        	
		                            
		                        
	                            
	                            Opção esgotada. Clique aqui para ser avisado quando o produto estiver disponível.
 
		                         
Autor: KalungaIlustradora: Amanda Freitas
 
 O livro nos apresenta uma sequência de poemas que nos fazem viajar. É um livro melodioso e interativo.
 
	
		
			| ISBN: 978-85-7671-202-2 |  
			| Nº de páginas: 24 |  
			| Formato: 17x25 cm |  
			| Idade: 7 a 10 anos |  
			| Coleção: |  Temas abordados: gênero literário – poesia; temas da infância (autoimagem, brincadeiras, morte, animais, escola, imaginação, crescimento, alimentação).ATIVIDADES SUGERIDAS
 
 
 - “Coisas de que eu não gosto” – converse sobre os gostos das crianças da turma, elenque gostos referentes à alimentação, brincadeiras, vestuário.
 - “O Balanço” – proponha brincadeiras tradicionais no espaço escolar; pesquise brincadeiras nos tempos de infância dos adultos das famílias.
 - “Vovô e sua morte engraçada” – converse sobre o que as crianças pensam sobre a morte, quais experiências têm em seu meio familiar; pesquise qual o conceito que as crianças têm sobre a 3ª idade, se conhecem pessoas nessa fase da vida, como se relacionam com as mesmas, o que proporiam se pudessem modificar a sociedade para melhor atender as pessoas com mais idade.
 - “Desenho” – pesquise as organizações familiares das crianças da turma; promova um encontro das famílias na escola; como podemos presentear nossos familiares com presentes de valor afetivo.
 - “Sementinha”- proponha o plantio de hortaliças na escola, registre o desenvolvimento do processo de germinação e colheita, assim como uma possível culinária; proponha o cuidado das áreas verdes da escola.
 - “Vamos brincar de donos do amanhã?” – elenque as profissões dos adultos da escola, dos familiares das crianças e proponha pesquisa sobre as atribuições das mesmas assim como a importância de todas na sociedade.
 - “Passa, passa, passarinho” – instigue as crianças a brincarem com trava-língua.
 - “Quatro luas” – proponha a observação e registro das fases da lua e anotações; pesquise como a humanidade se relaciona com a lua (histórias, pesquisas, superstições etc).
 - “A primeira professora” – proponha a descrição em forma de texto ou linguagem plástica de uma professora do contexto escolar para os colegas adivinharem
 - “Enquanto eu faço poesia” – brinque de construção de rimas a partir de palavras do espaço escolar, dos nomes das crianças.
 - “Quando me olho no espelho”- proponha produção artística (desenho, pintura ou colagem) de autorretrato a partir da observação da própria imagem no espelho.
 - “O avião”- pesquise este meio de transporte, proponha construção de aviões de papel pesquisando seus voos.
 - “A borboleta que falava inglês” – quais palavras as crianças conhecem em inglês? (mesmo crianças pequenas – através de joguinhos, desenhos animados, filmes, contexto social).
 - “Tá na hora do almoço” – instigue as crianças a pesquisarem e adquirirem hábitos de uma   alimentação saudável.
 TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:- CAMBRAIA, Maria Elaine. Mania de rima. Franco Editora.
 - SIRI, Adriano. Julia e Soares O primeiro. Franco Editora.
 - SIRI, Adriano. Julia e Soares Hoje é sábado. Franco Editora.
 - RODRIGUES, João. O menino que achava que empinava pipa. Franco Editora.
 - KALUNGA. Há quanto tempo não vejo uma joaninha. Franco Editora.
 - SQUARISI, João Marcelo. Horta em figurinhas. Franco Editora.
     |