| 
	                    
	                    
	                    
	                        
	                    
	                 | 
	                    
	                    
	                    
	                    
	                    
	                    Uma aquarela de paz
	                        	
		                            
		                        
	                            
	                            Opção esgotada. Clique aqui para ser avisado quando o produto estiver disponível.
 
		                        Autora e ilustradora: Paula Cristina Brolezi de Sousa Através da amizade com Nakia, um menino africano que veio morar e estudar no Brasil, seus colegas de classe exercitam o valor da amizade, o respeito às diferenças de etnia e cultura, pois independente de toda essa diversidade, fazemos parte da mesma aquarela.
 
	
		
			| ISBN: 978-85-7671-024-0 |  
			| Nº de páginas: 16 |  
			| Formato: 21x14,8 cm |  
			| Idade: 7 a 9 anos |  
			| Coleção: |  ATIVIDADES SUGERIDAS
 
 Temas abordados: amizade, respeito às diversidades culturais, conscientização social.
 - Um visitante na sala de aula de Juliana chamou a atenção de todos. Por quê? Leve a turma, em sua sala de aula, à seguinte reflexão: também teriam a mesma reação que Juliana e seus colegas?
 - O nome do visitante Nakia Rafiki, é bem diferente, pois o garoto tem origem africana. Nos nomes e sobrenomes de sua turma existe algum bem diferente? Incentive os alunos a pesquisarem a origem dos mesmos.
 - Em uma turma de amigos a diferença/diversidade traz enriquecimento de saberes. Por quê? Peça que os alunos contem experiências com colegas de outras origens.
 - Incentive as crianças para que pesquisem sobre a origem de suas famílias.
 - Nakia Rafiki contou para os novos amigos muitas coisas de seu país. Peça que a turma construa um texto coletivo, ilustrado, como se fossem contar coisas sobre o Brasil para  um estrangeiro.
 - Após a volta de Nakia para a África, os amigos continuaram se comunicando. Incentive a correspondência entre as salas de aula, entre escolas diferentes e se possível até de outras cidades.
 - Converse com os alunos sobre a questão das diferenças e do preconceito. Quais tipos de preconceito conhecemos? Na história, as crianças foram preconceituosas? Por quê? Qual foi a atitude da professora?
 - Desenvolva um trabalho sobre a cultura africana e a influência da mesma em nosso dia a dia.
 - Pesquise sobre a trajetória da etnia negra no Brasil.
 - Incentivar a organizar de um mural com o material pesquisado.
 - Refletir com os alunos sobre o título da história.
 - A palavra aquarela nos remete à pintura. Apresente aos alunos os pintores que retrataram a temática da paz em suas obras, como: Portinari e Picasso.
 
 TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
 - CAMPOS, Kleber Garcia. A magia das cores. Franco Editora.
 - VASQUES, Marciano. Rufina. Franco Editora.
 |