O senhor dos dragões

R$ 38,00
ou 3 x R$ 12,67
. Comprar  
Autora: Glaucia Lewicki
Ilustradora: Cris Alhadeff

Ao encontrar o último exemplar de um livro desconhecido, Max liberta personagens há muito esquecidos, fazendo com que todos que leem suas páginas vivam essa aventura. Mas somente um dos leitores poderá tornar-se o Senhor dos Dragões e vencer a eterna batalha entre o bem e o mal. 
 
ISBN: 978-85-7671-140-7
Nº páginas: 88
Formato: 14,8x21 cm
Idade: 10 a 13 anos
Coleção: 
 

ATIVIDADES SUGERIDAS

 

Temas abordados: fantasia, relação aluno/professor, família.

 

Gêneros literários   Alguns personagens gostam da chamada “literatura de fantasia”. O que caracteriza esse gênero literário? Proponha a mesma atividade para outros gêneros, tais como aventura, suspense etc.

A literatura de fantasia costuma propor um grande exercício de imaginação aos leitores, criando seres fantásticos, reinos inexistentes e, às vezes, até mesmo um idioma próprio. Um dos maiores representantes desse gênero literário é o escritor J.R.R. Tolkien.  Pesquise sobre esse autor para apresentá-lo aos alunos. Outros autores que podem ser comentados são Lewis Carroll, C.S. Lewis e J.K. Rowling.

Relações entre personagens   Max é o personagem principal do livro. Analise com os alunos o papel que ele representa em cada uma das relações apresentadas a seguir: Max e Tio Salvador/ Max e Eugênia/ Max e Rolha/ Max e Lina/ Max e Victor Brumen. 

Relação professor X aluno – analise a relação de Salvador com o Professor Eustáquio.

Sobre livros e leitura

Relacionando-se com a leitura – Explore como cada personagem abaixo se relaciona com a leitura: Tio Salvador/ Max / Eugênia/ Rolha/ o aluno.

Para que serve a leitura? – Eugênia prega a noção de que a leitura deve ser útil, ou seja, ter uma aplicação prática imediata na vida do leitor. Os alunos concordam com essa ideia?  Qual é a “utilidade” da leitura?

Original ou recontada? – No final, o livro é destruído. No entanto, ele não desaparece, pois a história é recontada por Max. Discuta com os alunos o valor das adaptações e recontos.

Como se faz um livro? – Como se faz para publicar um livro? Como funciona uma editora? Qual é o papel do editor? Quem “manda” na história? Essas são questões que podem ser propostas para debate ou pesquisa.

O olhar – O autor visualiza os personagens que criou de um jeito. O leitor pode, no entanto, ver os personagens de outra maneira. Debata com os alunos até onde vai o poder do autor sobre a imaginação do leitor.

Identificação – Praticamente todos os personagens do livro se identificam com um dos personagens criados pelo professor Eustáquio. Analise com os alunos a identificação dos leitores com os personagens dos livros que leem. Com qual deles eles se identificaram? Por quê?

Mudança de papéis – Tio Salvador deixou de se identificar com o jovem protagonista e passou a se ver como o mago sábio que orienta o herói. Por que essa mudança ocorreu?

Metalinguagem – “O Senhor dos Dragões” refere-se, na realidade, a vários livros em um só. Analise com os alunos os diversos livros que estão contidos nele: o livro escrito pelo professor Eustáquio, o livro escrito por Max e o livro escrito por Glaucia Lewicki. Quem os escreveu, quem publicou, quais são seus personagens etc.

 

TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- LEWICKI, Glaucia. O mistério da conspiração esquecida. Franco Editora.

- LEWICKI, Glaucia. O enigma do Museu Mariano Procópio. Franco Editora.

 
 
• Prazo para postagem:
Veja também