Boneca Sophia conta histórias O jacaré José

R$ 31,00
ou 3 x R$ 10,33
. Comprar  
Autores: Cristiane Lippi e Gabriel Dourado
Ilustradora: Carol Juste

 
A boneca Sophia apresenta, neste livro, a história de um jacaré egoísta que aprende, com Biju, seu mais novo amigo, a importância da partilha, da união e do respeito. Vamos entrar nesse mundo imaginário e nos divertir com mais uma aventura?

 
ISBN: 978-85-7671-338-8
Nº de páginas: 16
Formato: 20x20 cm
Idade: 4 a 7 anos
Coleção:
 
ATIVIDADES SUGERIDAS
 
Temas abordados: amizade, egoísmo, respeito.

 
- Sophia mora numa biblioteca. Você já visitou uma biblioteca?
- Organize uma ida à biblioteca para que as crianças possam observar o funcionamento, o comportamento que se deve ter em uma biblioteca, o acervo, registro de empréstimos, etc.
- Por que devemos fazer silêncio na biblioteca?
- Que tal organizar uma biblioteca de classe? Os alunos poderão doar os livros e gibis que ficarão guardados no armário da sala para serem lidos na escola ou em casa. Pode-se também fundar um Clube de Leitura, elegendo presidente, vice-presidente, tesoureiro e um nome para a biblioteca.
- Sophia é uma boneca e adora ler. Converse com os alunos sobre algumas questões relacionadas à leitura e aos livros: quem gosta de ler, que tipos de livros, autores preferidos, o livro que mais marcou etc.
- Promova a ida de um contador de histórias à escola.
- A boneca da história se parece com outra personagem de histórias infantis. Quem é essa personagem? O que elas têm em comum?
- Oportunize para que as crianças conheçam as obras de Monteiro Lobato. Em especial Memórias da Emília.
- Organize uma tarde de vídeos sobre o Sítio do Picapau Amarelo.
- No livro, Sophia conta a história do jacaré José, que é uma história sobre egoísmo, amizade e respeito. Converse com os alunos sobre esses sentimentos.
- O que significa ser egoísta? Em que momentos costumamos ser egoístas?
- Quais são as atitudes contrárias ao egoísmo?
- Peça às crianças que façam uma relação dos amigos que eles mais gostam. Em seguida, diga para associarem cada amigo a uma cor.
- Distribua folhas de papel A4 e peça que, em cada folha, desenhem um amigo e escrevam o sentimento que você sente ao se lembrar dele. Compartilhe os desenhos.
 
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- PATERNO, Semíramis. O menino que enxergava com o coração.  Franco Editora.
 
• Prazo para postagem:
Veja também