ATIVIDADES SUGERIDAS
Temas abordados: valorização de si mesmo e do outro, aventura.
- Após a leitura do livro, solicite que identifiquem as características dos personagens do livro e de que forma os personagens superaram suas dificuldades.
- Faça com o auxílio das crianças um quadro comparativo dos personagens - em cartazes ou no quadro negro.
- Leve as crianças a perceberem, através da leitura do livro e da atividade anterior, que todos têm qualidades e a importância de terem sonhos.
- Em roda com as crianças (na sala ou no pátio), peça que escrevam uma qualidade especial delas num pedaço de papel - não é necessário se identificar. Quando todos tiverem acabado, a professora retira da caixa os papéis e lê para a turma que tentará identificar o dono de determinada característica.
- Em roda com as crianças, compartilhe sonhos e depois teatralize a forma como podem realizá-los.
- Faça um estudo sobre a diferença entre lagartixa e jacaré, sapo e príncipe, barbante e corda.
- Faça um estudo sobre o tempo. Pense sobre o tempo rápido e lento. Reflita sobre o silêncio e a pausa.
- Atividades corporais que envolvam diferentes velocidades: rápido e lento explorando a importância do silêncio e da pausa. Descubra o tempo de cada um.
- Leia histórias de sapo que vira príncipe.
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- LOURO, Aline. Cada um... é um! Franco Editora.
- VASQUES, Marciano. Rufina. Franco Editora.
- CARVALHO, José Romero Nobre. O sapo Leleca e a princesa Lili. Franco Editora.