ATIVIDADES SUGERIDAS
Esta é a história de um castelo muito engraçado e pouco mal-assombrado. Nesse castelo desajeitado, a cozinha almoçava na varanda, o quarto nunca ficava no quarto e o corredor vivia passeando pelo jardim. Isto é apenas o começo. Só quero saber se você tem coragem de conhecer os moradores do castelo: tem ou não tem?
Temas abordados: formas geométicas, humor, alegria.
- Se os cômodos de sua casa (ou apartamento) saíssem do lugar, para onde você acredita que eles iriam? E o que eles fariam por lá?
- Você já viu um fantasma de verdade?
- Você tem mais cócegas nos pés ou embaixo dos braços?
- Tive uma ideia: que tal vocês pegarem uns lençóis brancos e dramatizarem a cena dos fantasminhas fazendo cócegas nas crianças moradoras do castelo?
- Qual o lugar de sua casa (ou de seu apartamento) de que você mais gosta?
- Você já fez xixi nas calças de tanto rir?
- Você já viu uma figura, pintada num quadro, se mexer?
- Trabalhe com alguns conceitos de artes visuais: linha, formas geomé-tricas, cores primárias, secundárias, neutras. Para desenvolver estes conceitos, realizar atividades com tintas, onde as crianças poderão misturá-las criando, assim, outras cores.
- Na matemática trabalhe com os blocos lógicos, desenvolvendo os conceitos de forma, tamanho, cores, espessura. Sugerir que as crianças montem um castelo com as figuras.
- Faça uma composição utilizando formas geométricas e misturas de cores, como uma interseção e, montar uma exposição com os trabalhos.
- Cante A casa, de Vinicius de Moraes.
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- RIBEIRO, Jonas. O teimoso trenzinho curioso. Franco Editora.
- RIBEIRO, Jonas. O grande pássaro de prata. Franco Editora.