O dia do rio

Preço sob consulta
. Comprar  
Autor: Eraldo Miranda
Ilustrador:  Alberto Pinto

 

Senhor Progresso chega a uma cidade e se põe a transformá-la em nome do desenvolvimento. No entanto, não se dispõe a observar que a água do rio precisa ser bem utilizada e bem cuidada. Só o olhar carinhoso e inteligente de um menino consegue enxergar a solução para o problema. 

 
ISBN: 978-85-88600-64-5
Nº de páginas: 16
Formato: 17x25 cm
Idade: 8 a 10 anos
Coleção: 
 

ATIVIDADES SUGERIDAS

 

Temas abordados: meio ambiente, progresso, o uso indevido das águas do rio.

 

 

- Inicialmente, antes que as crianças façam a leitura do livro, converse sobre o título: O dia do rio. O que ele sugere? Destaque também autor, ilustrador, editora.

- Qual a importância de um rio para um município?

- Converse com os alunos sobre o rio que passa pela sua cidade. Como ele é? Como é a relação das pessoas para com ele? De respeito ou de descaso?

- Poderão organizar um passeio passando pelas margens do rio. Pare para que os alunos observem o lixo e o esgoto que são jogados no rio. Deverão observar ao redor se está bem cuidado, se possui matos, se existe uma população que vive próxima, se existem peixes, indústrias que jogam produtos químicos em suas águas etc. Seria interessante que cada criança fosse anotando o que observasse.

- Em sala de aula promova um debate sobre a situação do rio.

- Cada aluno deverá fazer um relato por escrito de tudo que observou, incluindo sua opinião e sugestões sobre o que poderia ser feito para minimizar o problema.

- Os alunos poderão pesquisar com moradores antigos da cidade como era o rio antigamente.

- Por que antigamente os rios não eram poluídos?

- Converse com os alunos sobre o progresso. De que forma poderemos conviver com o progresso sem destruir a natureza? Afinal o progresso é bom ou não? Liste as vantagens e desvantagens do progresso.

- Na história, o rio resolveu cortar a água da cidade para que as pessoas se conscientizassem de sua importância. Como seria sua vida se ficasse três dias sem água em casa?

- Será que se as pessoas parassem de jogar lixo nas ruas, nos morros, os rios iriam ficar menos poluídos?

- Sua cidade possui Usina de Tratamento de Esgoto e Usina de Reciclagem de Lixo?

- Converse sobre os rios do Brasil. Qual a sua importância para a região?

- Proponha aos alunos que recortem de jornais e revistas gravuras que podem representar o rio de sua cidade. Com o material, faça um trabalho coletivo de colagem com o título: “Este é o rio de nossa cidade”.

- Sugira que elaborem cartazes com mensagens sobre a iimportância da conservação do rio limpo.

 

TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:

- PEREIRA, Wilson. Riozinhos de brinquedo. Franco Editora.
- ROCHAEL, Denise. Tô saindo pra pescar. Franco Editora.

Veja também