ATIVIDADES SUGERIDAS
Temas abordados: humor, animais.
-Converse sobre a família dos felinos, apontando suas características e habitats.
- Troque ideias sobre os gatos do meio artístico (Gato Félix, Tom, Garfield).
- Conte a história O gato de botas.
- Incentivar uma pesquisa sobre os animais de estimação.
- Construa um gráfico sobre os animais de estimação que as crianças da turma possuem.
- Promova a discussão sobre a possibilidade de se ter alguns animais de estimação diferenciados (meio urbano e rural).
- O gato da história tem um nome Agapito: será que foi dado por alguém, será que ele tem dono? Liste os nomes dos animais de estimação das crianças.
- Através de outras histórias (principalmente fábulas) ou partindo da sabedoria popular, discuta sobre os rótulos dados aos animais definindo alguns comportamentos (ex: fiel como um cão; esperto e ágil como um gato).
- Incentive a pesquisa de expressões populares – “gato escaldado”, “gato por lebre”, “gatuno”.
- Oportunize a interação com a figura do gato em outras histórias, instigando uma comparação entre as mesmas.
- Realize brincadeiras que tenham o gato e outros animais como personagens, exemplo: gato e rato; Enquanto seu lobo não vem.
- Oportunize a interação com músicas que tenham animais como tema (Arca de Noé – Vinicius de Moraes).
- Oportunize a interação com obras de arte que retratam animais de estimação: Portinari.
- Confeccione gatos em origami.
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- FREITAS, Iacyr Anderson. Eu tinha um gato branco que fugiu. Franco Editora.
- SILVA, Célia Cris. Conversa de bicho. Franco Editora.
- GUSMÃO, Marta e Gusmão,Tânia. Ana e o gato. Franco Editora..
- SIRI, Adriano. Julia e Soares o primeiro. Franco Editora.
- SIRI, Adriano. Julia e Soares hoje é sábado. Franco Editora.