ATIVIDADES SUGERIDAS
Temas abordados: eleições, pessoas (qualidades e defeitos), exercício da cidadania, problemas das cidades, relação povo x governo.
- A história, contada em versos pelo autor, se trata de uma fábula (história, com fundo moral, na qual as personagens são animais). Levante as características da história com os alunos a fim de que concluam quais os aspectos literários definidores de uma fábula.
- Pesquise outras fábulas escritas por diversos autores: Esopo, La Fontaine, Monteiro Lobato e até o renomado pintor Leonardo Da Vinci.
- Proponha um levantamento das rimas da história e a reconstrução dos versos.
- Analise com os alunos o contexto político vivido pelos animais da história: qual o valor do voto para eles? Por que não tinham o direito de escolha? Qual a forma de governo da floresta?
- Promova um debate sobre as formas de governo.
- "Nada de escolha indireta", gritou a bicharada. O que isso quer dizer? Quais os processos de escolha de um presidente?
- Incentive que grupos construam propostas para algumas formas de governo e apresentem para os colegas.
- Nos versos, os animais conversam. Existem palavras para reproduzirem determinados sons, chamadas palavras onomatopaicas. Quais seriam as palavras correspondentes às falas dos animais da história?
- Quando um bicho pedia: "Eleição, agora", os amigos da onça punham o bicho para fora. "Amigo da onça" é uma forma de expressão muito bem aproveitada no contexto da história. Pesquise com os alunos outras formas de expressão, utilizadas em nosso contexto social.
- As figuras dos animais, muitas vezes, são relacionadas a comportamentos ou personalidades, por exemplo: nesta história a presidenta é uma onça e entre seus amigos aparecem as raposas. Os nomes dos animais também são usados para xingamentos ou elogios. Pesquise no grupo social essas relações entre os nomes dos animais e comportamentos e características humanas.
- Percebemos, nas ilustrações, que os animais da história são brasileiros. Incentive a pesquisa sobre animais da fauna brasileira, inclusive os que se apresentam em processo de extinção.
- Oportunize a leitura e releitura dos quadros "Floresta Brasileira" (tríptico) de Portinari. Discuta com os alunos a representação de cenas e costumes essencialmente brasileiros nos seus quadros.
- Incentive a dramatização da história promovendo a confecção de figurinos e cenário, utilizando inclusive, materiais recicláveis.
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- BELINKY, Tatiana. Assim, sim! Edições Paulinas.
- ENDE, Michael. Norberto Nucagrossa. Editora Martins Fontes.
- AGUIAR, Maria Alice. A natureza contra-ataca. Franco Editora.
- SQUARISI, Dad. Pedalando pelas fábulas. Franco Editora.