ATIVIDADES SUGERIDAS
Temas abordados: convivência, relacionamentos, adaptação, aceitação do “eu”, afirmação de personalidade, cooperação.
Conhecimentos prévios: A vida animal no campo (fazendas, sítios, chácaras etc.), em casa.
Interdiscipinaridade:
- Língua Portuguesa – Leitura de textos fabulares.
- Ciências da Natureza - Grupos de animais, habitat, características físicas, alimentação etc., classificação de animais: aves, peixes, mamíferos.
- Meio ambiente – ecossistema, preservação de animais: animais selvagens, animais domésticos, animais de outros países, animais brasileiros em extinção.
Preparação da leitura: Alguns dias antes da leitura do livro, dividir a turma em 04 grupos e pedir que cada grupo pesquise sobre: 1. Animais domésticos; 2. Animais selvagens; 3. Animais do Pantanal; 4. Alguns animais que não existem no Brasil. Peça também que tragam ilustrações desse animais. (O professor deve dar um prazo de uma semana para a apresentação da pesquisa).
Conversa com os alunos: No dia da apresentação da pesquisa, o professor pede que cada grupo apresente seus animais, com ficha técnica: nome, habitat, alimentação, curiosidades. A seguir, dispõe os alunos em círculo e pede que de cada grupo, alguns alunos façam mímica para que os outros grupos adivinhem que animal é. Antes, o professor entregará, na hora, cartelas com os nomes dos animais que serão imitados.
Exploração do livro:
Roda de leitura: É uma atividade interativa (alunos/professor). Nesse momento, o professor mostra o livro e trabalha com os alunos:
1. Ativação do conhecimento prévio:
- Quem já visitou uma fazenda?
- Que bichos havia na fazenda?
- Que bichos existem no Zoológico?
- Quem tem bicho de estimação? Qual?
2. Construção de hipóteses:
- Pelo título do livro, vocês acham que ele tratará de quê?
- Onde se passa a história?
- Quem é o bicho MI?
- O que terá acontecido a ele?
- Que outros bichos aparecerão na história?
- Como terminará a história?
- Ao final da leitura, o professor deverá voltar às perguntas da construção das hipóteses para checar com as respostas dadas pelo livro.
Leitura das imagens
Explore com os alunos todas as imagens do livro, da capa e do miolo. Converse sobre tipos de ilustração, cores, importância da ilustração para complementar o sentido do texto. Se possível, mostre livros com ilustrações de outros ilustradores.
Leitura do texto
Inicialmente, faça uma leitura oral para os alunos. Depois, explore o texto com perguntas como:
- Por que o bicho se perdeu?
- Por que as autoras deram esse nome ao bicho?
- Por que o bicho se escondia dos outros?
- Por que o Leão teve que telefonar?
Levantar com os alunos o vocabulário desconhecido e tentar que eles encontrem o sentido das palavras com base no contexto, por exemplo, chafurdar, arreliar, tocaia, juba, ira, rebuliço etc.
Atividade extraclasse:
Programe visitas a zoológico ou chácara onde existam alguns animais, ou peça que os alunos (re) vejam filmes sobre animais (O rei Leão, Madagascar etc.).
Produção de texto:
Essa atividade deverá ser pedida com base num texto motivador (que poderá ser pesquisado para subsidiar o desenvolvimento da escrita). Por exemplo: “Escolha um animal e faça uma descrição sobre ele”.
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- RIBEIRO, Jonas. Quer conhecer meus dinossauros? Franco Editora.
- MIRANDA, Marco. Quer conhecer meu quintal? Franco Editora.
- WELTER, Carolina. Os bichos do meu quintal. Franco Editora.