ATIVIDADES SUGERIDAS
Temas abordados: a temperatura no mundo, a chuva, o ciclo da água, o sol.
- Por que estaria uma gotinha de água, sozinha, no meio de um jardim? De onde ela teria surgido? Como teria nascido Cristal? O que você imagina? Escreva, faça desenhos ilustrando sua resposta.
- A água é uma substância formada por dois elementos químicos diferentes. A fórmula da água é H2O. Quais são esses elementos?
- Todas as águas são limpas e transparentes, assim como Cristal e suas irmãs? A água tem gosto? Tem cheiro?
- Quais são as características da água que sai pela torneira em sua casa, em sua escola?
- Qual é o nome do ambiente aquático (rio, lago, lagoa, mar) que banha a cidade onde você mora? Qual é a cor da água nesse ambiente? Faça um desenho mostrando o que se encontra ao redor desse ambiente.
- Faça uma lista dos seres vivos que vivem na água e que você conhece. Faça desenhos ou cole figuras em seu caderno ilustrando a sua resposta.
- Faça um desenho ou colagem mostrando como a água pode ser encontrada no meio ambiente.
- Cristal nasceu em um jardim, no meio de flores. Escreva uma mensagem para os seus amigos. Peça que eles se comprometam a conservar as fontes de água limpas. Explique como e por que é preciso fazer isso.
- Observe as nuvens durante uma semana. Desenhe as nuvens e tudo o mais que você vê no céu. Faça um desenho, ilustrando como a Cristal e suas irmãs se uniram para formar as nuvens.
- Recorte de jornal ou revista as palavras e as figuras que você conheceu no livro A viagem de Cristal. Cole em uma folha de papel ou em seu caderno e fale sobre elas com seus colegas e professora.
- As gotículas de água brilham à luz do Sol e podem refletir uma aquarela de cores formando o arco-íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta). Pinte essas cores em seu caderno. Ao esguichar uma mangueira com jato d’água contra a luz do Sol, ou colocando uma bacia com água ao Sol, você poderá perceber as cores do arco-íris.
- Qual é a importância do ciclo da água para a Terra? Pesquise, em um dicionário, o significado da palavra ciclo.
- O volume de água que existe no planeta Terra não aumenta nem diminui. É sempre o mesmo. Como isso pode acontecer? Faça um desenho ilustrando sua resposta.
- O que acontece com a água da chuva que cai do céu sobre o solo, os rios, lagos, florestas, cidades, etc.? Faça um desenho. Cole figuras em seu caderno.
- A água da chuva é sempre líquida?
- Como conservar o ambiente (ecossistema) onde mora Cristal e suas irmãs?
- Colete imagens e reportagens que mostram a situação da água dos rios, lagos e mares no planeta.
- Que ideias você teria para tornar os rios, lagos e mares um lugar melhor para Cristal e suas irmãs?
- Pesquisa de opinião:
a) Faça uma pesquisa com as pessoas na escola e na sua família, perguntando:
O que você faz para cuidar da água (dos rios, mares, lagos) no dia a dia?
b) Agora, reúna-se com seu grupo, compartilhando o resultado da pesquisa. As pessoas estão preocupadas com a conservação da água? Explique a sua resposta.
- No dia 22 de março, anualmente, é comemorado o Dia Mundial da Água.
Pergunte também às pessoas: devemos comemorar a presença da água somente nesse dia? Por quê?
- Você sabe usar a água com responsabilidade e respeito pela natureza? Justifique sua resposta.
- Trabalhe com a música Planeta Água de Guilherme Arantes.
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- ROCHAEL, Denise. Tô saindo pra pescar. Franco Editora.
- MIRANDA, Eraldo. O dia do rio. Franco Editora.
- ANDRADE, Ana Maria de. Água viva. Franco Editora.