ATIVIDADES SUGERIDAS
Tati é uma menina diferente das outras: não consegue andar, fala baixo, é menor do que as crianças de sua idade. Fazer contas é um mistério para ela. No seu aniversário de dez anos, seus pais organizaram uma festa para ela, mas seus colegas não compareceram. O pai e a irmã de Tati, Fabi, convidaram outras crianças na hora da festa, para que o aniversário não seja um fracasso.
Temas abordados: diversidade, preconceito, dificuldade de inclusão e aceitação de crianças com necessidades especiais, amizade entre irmãos, amor paterno e materno.
- A personagem principal, Tati, adora livros e música. Converse com as crianças sobre a importância da leitura e da música na vida das pessoas e seu poder de enriquecimento e de abertura.
- Que histórias elas conhecem?
- Que livros preferem?
- Quais são suas músicas prediletas?
- Escolha uma história e conte para as crianças. Você poderá também contar uma história em cada dia da semana.
- Converse com os alunos sobre a questão das diferenças e do preconceito. Que tipos de preconceito existem? Na história da Tati, as crianças foram preconceituosas? Por quê? Tiago, o menino de quem Tati gosta, foi generoso ou preconceituoso? Por que ele não foi à festa? Qual a atitude de Fabi, a irmã de Tati? De que maneira seus pais agiram? Comente a importância da generosidade e do amor entre irmãos.
- Discuta as diferenças na natureza e entre as pessoas.
- Conte a história O Patinho Feio, mostrando que, às vezes, o “diferente” é mais bonito do que o “conhecido”. Fale sobre ideias, hábitos e dificuldades das pessoas no enfrentamento do “diferente” e do “novo”. Mostre o que é resistência a mudanças de pensamentos e de atitudes. Discuar a atitude de Tiago e das outras crianças que não foram à festa, ao pedirem, depois, para serem convidadas para a próxima: por que, às vezes, algumas pessoas necessitam que outras experimentem algo primeiro, para só depois aderirem à ideia ou atitude? De que têm medo? Por que mudar é difícil?
- Fale sobre o legado cultural de alguns artistas com necessidades especiais, como, por exemplo, Aleijadinho. Os alunos poderão pesquisar sobre o tema.
- Discuta de que maneira alguns termos, como, por exemplo, “aleijado”, são pejorativos e destrutivos.
- Debata a importância de sentimentos como o otimismo e a alegria. Mostre como Tati, mesmo na cadeira de rodas, consegue dançar e se divertir.
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- NÓBREGA, Christiane. Júlio, um dinossauro muito especial. Franco Editora.
- BORGES, Rose. Júnior e sua bota espacial. Franco Editora.
- LOURO, Aline. Cada um é um! Franco Editora.