ATIVIDADES SUGERIDAS
Chegou o dia do casamento de Jô Aninha e Zé Tracinha. Tudo pronto no jardim para começar a festança. Os convidados acabam de chegar e a banda de pernilongos inicia a marcha nupcial. Porém, quando a noiva procura a botinha para calçar, algo inesperado acontece. E agora?
Temas abordados: convivência social. animais.
- Conversar sobre as datas festivas: aniversário, casamento etc.
- Fazer um levantamento dos animais que aparecem na poesia e, pesquisando sobre suas características, chegar ao conceito de inseto.
- Fazer uma pesquisa sobre os insetos existentes no ambiente escolar, principalmente se esta tiver área externa (gramado, jardim).
- Construir um insetário coletivo com a classe e observar, mais de perto, as características dos insetos e seus comportamentos.
- Qual a importância dos insetos no equilíbrio ambiental?
- Desafiar as crianças a aumentarem a história do casamento da joaninha, colocando mais insetos como personagens e, para isso, construindo outras rimas.
- Conversar com as crianças sobre as diabruras do saci, e se possível, ler um trecho do livro de Monteiro Lobato, O Saci, no qual Tio Barnabé ensina Pedrinho a pegar um saci.
- Planejar com as crianças uma festa em sala, na qual elas se encarregarão de fazer os brigadeiros (com a ajuda da professora).
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- RIBEIRO, Jonas. Quer conhecer os insetos do meu jardim? Franco Editora.
- VIEIRA, Rosa Maria Filgueiras. As pintas da Joaninha. Franco Editora.
- SORRENTI, Neusa. O casamento da viúva. Franco Editora.