As crianças curiosas serão aquelas que desenvolverão uma melhor capacidade de observação, os que melhor aprenderão na escola e as que se sentirão motivadas a continuar aprendendo, mesmo que em algum momento errem, pois verão que o erro é um elemento positivo de aprendizagem. Cabe a escola potencializar essa curiosidade em todas as etapas e idades dos pequenos.
- Você já andou de avião?
- E, quando ele subiu, você sentiu um friozinho na barriga?
- Em qual meio de transporte você prefere viajar? Avião, trem, ônibus ou carro?
- Sugira aos alunos que façam um mural, com gravuras, ilustrando todos os meios de transportes.
- Você chegou a conhecer seus avós?
- Cada aluno deverá fazer uma breve descrição de seus avós.
- Hora da Poesia: focalizar o poema “Casa de avó”, do livro Casas, de Roseana Murray.
“Casa de avó
é navio pirata
em alto-mar,
estrela cadente
para sempre no ar.
Avó tem um pouco
de fada, um pouco
de árvore encantada.
Quando a avó anda,
o mundo inteiro balança,
e uma onda de amor
varre quem está junto dela.
Dentro da casa da avó,
todos os caminhos vão dar,
no país do luar.”
- O livro retrata a curiosidade infantil. Algumas dicas para despertar ainda mais a curiosidade das crianças:
1 – Dê espaço para a imaginação e para a criatividade: Organize um cantinho na sala com tesoura, cola, tintas, canetas coloridas, papel, revistas para recortar, sucata e outros materiais. Deixe a imaginação correr solta. Esse tempo de criação livre é um excelente combustível para a curiosidade.
2 – Construa a base para que a criança possa formular questionamentos. Conte uma história até a metade e estimule a criança a pensar em como será o final da trama.
LIVROS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- TUCA. Duda e o livro das curiosidades. Franco Editora.
- FRANCO, Fernando e BORGES, Iris. Quer conhecer os meios de transportes? Franco Editora.