| 
	                    
	                    
	                    
	                        
	                    
	                 | 
	                    
	                    
	                    
	                    
	                    
	                    O segredo de Nanda
	                            Produto esgotado. Clique aqui para ser avisado quando o produto estiver disponível.
 
		                        Autora: Fernanda de OliveiraIlustradora: Daniel Rodrigues
 
 Tem uma certa pessoa que ama inventar planos infalíveis contra a Nanda. Esse é o Ricardinho. Apesar de ser seu melhor amigo, é o menino mais mal-humorado e reclamão da escola. Implica tanto com a Nanda porque ela sorri demais. Ela tem um segredo. Como consegue ser tão feliz assim?
 
	
		
			| ISBN: 978-85-7671-344-9 |  
			| Nº de páginas: 24 |  
			| Formato: 18x26 cm |  
			| Idade: 8 a 10 anos |  
			| Coleção: |  Temas abordados: felicidade, otimismo, amizade.ATIVIDADES SUGERIDAS:
 
 - Converse sobre a metáfora dos óculos de Nanda, e seu poder de fazer a criança olhar a vida e os problemas de uma forma diferente, e como a criatividade pode nos fazer enxergar o lado bom das coisas que nos acontecem.
 - Confeccione junto com os alunos os óculos de Nanda com papel celofane e EVA, nas cores preferidas de cada um.
 - Produção de texto com os alunos, sobre o que os incomoda. E depois que usarem os óculos de Nanda na Imaginação, quais seriam as soluções, ou o lado mais positivo?
 - Proponha a atividade do espelho na sala de aula que a professora na história sugere, repensando na seguinte frase: “vemos muito de nós no outro”.
 - Proponha aos alunos que escrevam um elogio e coisas bacanas de cada colega na sala de aula. Cada um com uma caixinha urna e os elogios sendo colocados nelas (podem ser assinados).
 - Discuta em grupo quando é que cada um fica mal-humorado e porquê.
 - Converse com a turma sobre a personalidade dos personagens principais: Ricardinho, Jonathan e Nanda. Será que cada aluno ou leitor também possui um pouco da personalidade desses personagens? Comentar como.
 - Converse por alto sobre o luto e a perda de entes queridos. E como foi o processo de luto da Nanda.
 - Converse sobre pais e mães e sobre coisas bacanas que eles já ensinaram e que mudaram a vida dos alunos. Proponha aos alunos que repensem o que seria sabedoria e aprendizagem com a vida com o passar dos anos, amadurecimento.
 - Produção de texto: Que tipo de pessoa eu gostaria de ser? Feliz, mal-humorada? Ciumenta, honesta? Com que olhos quero ver o mundo ao meu redor?
 - O que é otimismo? Como o otimismo pode mudar a nossa vida? Você já se viu falando: “tudo eu, tudo eu? Que azar que eu tenho!” O que seria gratidão?
 - Depoimento: “Alguém já ficou tão bravo ou intrigado com alguém que era exatamente o seu oposto? E no final da convivência acabou aprendendo muito com aquela pessoa?”.
 - O que é ser um verdadeiro amigo? Podemos ter atitudes amigas e otimistas dentro da sala de aula? Ou em casa? Como?
 - Ensaie com a turma algumas cenas do livro (pois ele é rico em diálogos e ações)
 - Procure no youtube com a professora o Canal da Fê Liz para conhecer um pouco mais da autora Fernanda de Oliveira. Site www.canaldafeliz.com.br Instagram: @fernandinhaoliveira @fe.feliz
 - Qual é a técnica utilizada pelo ilustrador Daniel Rodrigues?
 - Você gosta da riqueza de detalhes das ilustrações? O que mais chamou sua atenção?
 - Como você descreveria as sensações que as ilustrações das páginas 14 e 15 passam para o leitor?
 - Que música você mostraria para a sala de aula ou para um amigo para ele se tornar mais feliz?
 
 TEXTO QUE PODE AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
 - SHINYASHIKI, Roberto. Carícia essencial. Editora gente.
 |