|
Os bichos do meu quintal
Opção esgotada. Clique aqui para ser avisado
quando o produto estiver disponível.
Autora: Carolina Welter
Ilustradora: Meri
Os bichos sempre foram motivo de encantamento para a maioria das crianças. Já imaginou se o quintal de sua casa fosse habitado por tucanos, corujas, passarinhos e até araras? Por meio do relato de uma menina sobre os visitantes mais frequentes em sua casa, o livro, “Os bichos do meu quintal” aborda de forma lúdica e, ao mesmo tempo, realista, uma das principais ameaças à biodiversidade animal brasileira: o comércio ilegal de bichos silvestres.
ISBN: 978-85-7671-305-0 |
Nº de páginas: 16 |
Formato: 17x25 cm |
Idade: 7 a 8 anos |
Coleção: |
ATIVIDADES SUGERIDAS
Temas abordados: respeito aos animais/ hábitos e curiosidades de algumas espécies de animais.
- Este livro traz a história de uma menina que mora em uma casa com um quintal. Este lugar sempre está repleto de bichos, sejam os dela ou os que simplesmente desfrutam do verde ali existente. Pergunte as crianças se elas moram em casa ou apartamento e se lá existem animais de estimação ou silvestre. Destaque que alguns animais não podem sobreviver em determinados ambientes.
- Quais são as árvores citadas no livro? Escreva no quadro. Descubra se as crianças conhecem algumas delas? Cite as características dessas árvores.
- A fauna brasileira é muito rica em espécies de aves. Pertencentes à mesma família, papagaios, maritacas e caturritas são muito confundidos, pois além de emitirem ruídos semelhantes, têm a plumagem ou penas em tonalidades de verdes muito parecidas. Com base na história que acabou de ler, faça uma pesquisa diferenciando estes três tipos de aves brasileiras. Você pode enriquecer sua pesquisa pesquisando sobre os habitats de cada ave e algumas curiosidades sobre seus hábitos.
- O livro também faz referência a uma espécie de coruja conhecida como buraqueira. Diferente da maioria das corujas, a “buraqueira” tem hábitos diurnos. Procure descobrir mais algumas curiosidades sobre ela, diferenciando-a de outras espécies de corujas brasileiras.
- Você sabe o que é um bioma? Provavelmente você já deve ter ouvido falar dos diversos tipos existentes no Brasil. Faça uma pesquisa sobre os biomas brasileiros, com algumas de suas características (clima, vegetação) e os estados onde estão localizados.
- Veja, também, em quais biomas do Brasil encontramos a nossa personagem.
- Trabalhando com sinônimos:
No texto, a autora utiliza várias palavras ou expressões que talvez não sejam do conhecimento do pequeno leitor. Vamos, com a ajuda de um dicionário, ver que outros significados podemos dar às palavras destacadas nas frases abaixo?
Minha mãe diz que, provavelmente, fui um bichinho em outra vida, tamanho é meu fascínio pelos animais.
Minha criatividade se aguça conforme novos cachorros aparecem (...)
Moradora não muito assídua,volta e meia ela resolve dar o ar da graça.
Apenas uma moldura branca, com alguns traços pretos, contornava os olhinhos bem vívidos.
Seu alarido, dessa vez, não foi alegre e contagiante, mas queixoso e profundamente triste.
- Pesquise dados sobre o tráfico de animais brasileiros (principais animais comercializados, condições dos animais em cativeiro, responsáveis pela captura dos animais, danos ambientais causados pelo tráfico etc) e escreva um breve texto sobre este assunto. Posteriormente, estas informações podem ser debatidas em sala de aula com a ajuda do professor.
- Qual a diferença de ”animal de estimação” e “animal silvestre”? Divida a sala em dois grupos. Um grupo irá desenhar animais silvestres e o outro grupo, animais de estimação. Exponha esse trabalho na escola. Será importante nomear “Animais Silvestres” e “Animais de estimação”.
- Confeccione com os alunos bichos em origami.
- As crianças podem fazer animais com material reciclado para ser exposto no corredor da escola.
TEXTO QUE PODE AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- BOECHAT, Maria Diva e GUSMÃO, Marta. João e Maria da Amazônia. Franco Editora.
|