O tapete de carneiro da sala de meditação

Preço sob consulta
. Comprar  
Autor: Jonas Ribeiro
Ilustrador: Daniel Rodrigues

 
Sala de história pode falar. E foi exatamente o que a sala de meditação desta história fez. Falou e pediu um tapete de carneiro. Quando, porém, o tapete chegou, a sala de meditação ficou gamada por ele. E o tapete ficou gamado por ela. Tanta gamação assim, fez brotar um outro acontecimento mágico. Carneiros pularam do tapete e... fica o convite para você ler a história inteira, de fio a pavio!!
 
ISBN: 978-85-7671-093-6
Nº de páginas: 24
Formato: 21x30 cm
Idade: 8 a 10 anos
Coleção:
 
ATIVIDADES SUGERIDAS
 
Temas abordados: fantasia, amizade, autoconhecimento.
 
- A personagem da história conseguiu construir sua casa conforme imaginou e colocou nela a sua sala de meditação. O que gostaríamos de colocar em nossa casa? Fazer um levantamento dos desejos da turma em relação as suas casas.
- Onde moramos é comum colocarmos objetos pelos quais temos apreciação? Fazer uma listagem dos mesmos e pesquisar sobre suas origens: artesanato? Industrializado? Pertencentes a outras culturas?
- Pesquisar sobre a confecção de tapetes nas diversas culturas.
- Pesquisar em outras culturas sobre a decoração de ambientes (curiosidades podem ser encontradas).
- O tapete da sala de meditação era de pele de carneiro. Incentivar a pesquisa sobre a criação desse animal e os produtos por ele oferecidos, assim como de outros animais criados pelo homem.
- Instigar a discussão sobre o uso de pele de animais exóticos e que devido à caça, entraram em extinção.
- Promover a interação da turma com obras de Portinari que retratam o carneiro como animal de estimação. Ex: Meninos com carneiro (1959); Denise com carneiro branco (1961).
- Conversar com as crianças sobre os lugares preferidos onde encontram tranquilidade e paz interior.
- Promover a interação das crianças com músicas que promovem o relaxamento; conversar sobre o tipo de músicas que ouvem e quais dão a sensação de tranquilidade.
- Incentivar a apresentação das crianças da turma que tocam algum instrumento musical; pesquisar sobre os diversos instrumentos existentes e relacionar os mesmos ao prazer, relaxamento, tranquilidade.
- Você se incomoda de ficar mais de uma hora em completo silêncio?
- Qual o melhor lugar da sua casa para ficar em silêncio?
- Alguém da sua família faz meditação?
- Promover a pesquisa sobre a meditação – significado, culturas que praticam e formas de meditar.
- Você gostaria de ter uma sala de meditação?

 
Veja também