ATIVIDADES SUGERIDAS
O livro apresenta uma coletânea de poemas que privilegiam o humor, a brincadeira, o nonsense e as vivências infantis por meio de tipos engraçados, como o Palhaço Nojentim, o morcego desdentado, ratinhos que comem páginas de enciclopédias, galo inconformado com o nome e outros mais.
Temas abordados: brincadeiras, fantasia, pequenas histórias do cotidiano.
Cumpre notar inicialmente que o título anuncia a presença de brincadeiras na construção dos poemas apresentados no livro. Sem descartar o poético, observa-se uma preferência pelo humor e pela simplicidade que leva ao riso fácil, mas permitindo um mergulho na reflexão. Ao ultrapassar o riso momentâneo, esse humor pode levar à compreensão das relações sociais, do raciocínio e romper as barreiras do falso moralismo. São sugeridas as seguintes atividades:
- Converse sobre as palavras que compõem o título e peça que os alunos comentem a imagem da capa.
- Convide a turma para ler o poema que abre o livro: “Poemar”. Trata-se de um metapoema, isto é, um poema que fala sobre a sua construção. Peça outras comparações para o ato de fazer poemas.
- Vale mostrar que muitos poemas se constroem como “historinhas”, com começo, meio e fim. Sugira que escolham um deles para ser transformado em prosa, podendo haver modificações no enredo.
- Focalizando o poema “O galinho Guaraci”, promova uma roda de conversa sobre o que cada aluno acha da escolha de seu próprio nome.
- Brinque de descobrir os “sentidos escondidos” do poema, ou seja, o que o poema deixa entrever: sentimentos de inveja, de solidão, de saudade, surpresas... Por exemplo: Dona Marcolina (p.16) é muito solitária e sonha ter uma família.
- Alguns publicitários e cartunistas costumam promover mudanças em figuras conhecidas do mundo artístico. Mudam seu cabelo, colocam detalhes no rosto, na roupa, exageram traços, etc. Peça que os alunos tragam fotos recortadas de revista ou jornal, e façam modificações bem engraçadas, como se fossem obras de Seu Didico retratista (p. 6-7).
- Divida a turma em grupos e peça que cada um escolha um poema para fazer um jogral. Ou para cantar, usando melodias de cantigas de roda ou de MPB. Marque o dia da apresentação. Se quiser, convide outra turma para assistir ao recital.
- Releia o poema “Teste vocacional” (p.10-11) e converse com os alunos sobre as profissões maluquinhas descritas no poema. Em seguida, peça que falem sobre as profissões exercidas pelos pais, parentes ou amigos, escolhendo aquelas que mais os atraem.
- No poema “Limpeza geral” (p.20), há uma referência ao “tênis de marca”. A partir daí, inicie um debate sobre a preferência ou não pelos produtos de grife. Se possível, estabeleça um diálogo entre o referido poema e o livro Granfinosa e Marieta e o caso da etiqueta, da Franco Editora, em que a girafa e a zebra têm fixação por roupas de marca.
- Após reler o poema “Recadinho” (p. 21), pergunte aos alunos: como transmitir bem um recado, seja por escrito ou oralmente? Em seguida, proponha que cada aluno escreva um recadinho para o colega sobre o assunto que quiser. Verifique depois se o recado foi transmitido com a devida clareza.
- Selecione uma anedotinha (ou tira de quadrinho) breve e inteligente e submeta-a à apreciação dos alunos, pedindo-lhes que reflitam sobre os valores e/ou ideias nela embutidos.
- No último poema do livro, notam-se versos com letras maiúsculas, indicando aumento no volume de voz. Trata-se da fala da mãe, advertindo a filha. Proponha a leitura dramatizada do poema.
- E para terminar, comente sobre a dedicatória do livro (Flávio era o apelido do pai da autora), o texto de apresentação de Maria Diva Boechat, as biografias da 4ª capa... e curta o humor brejeiro brincando de esconde-esconde nas ilustrações de Walter Lara.
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- SORRENTI, Neusa. Granfinosa e Marieta... e o caso da etiqueta. Franco Editora.
- SLEUTJES, Maria Helena e LIMA, Claudia Freire. O baú das piratas poetas. Franco Editora.
- SORRENTI, Neusa. Paisagem de menino. Franco Editora.