A galinha que tinha medo de minhocas!

Preço sob consulta
. Comprar  
Autor: Timóteo Reis
Ilustradora: Carol Juste


A galinha que tinha medo de minhocas!" conta uma divertida história de uma galinha que tinha um medo inusitado de minhocas e tenta se esconder de todos, pois ela era uma galinha durona que não podia ter medo de nada. Para tentar se esconder de seus amigos, ela passa por situações embaraçosas. Nesta história, podemos ver, através de Cocó, que até os mais corajosos também podem ter medo de algo.



 
ISBN: 978-85-7671316-6
Nº páginas: 16
Formato: 17x25 cm
Idade: 7 a 9 anos
Coleção: 
 


ATIVIDADES SUGERIDAS
 
Temas abordados: amizade, coragem, medo.
 
- Após uma leitura coletiva do livro, converse com as crianças sobre a história e os personagens.
- Cocó era uma galinha conhecida por sua coragem, porém, ela descobriu que tinha medo de minhocas. Do que vocês tem medo?
- Com base nos diálogos e de acordo com os medos manifestados pelos alunos, solicite que cada um crie um modelo em massa de modelar (massinha) para responder à pergunta “Que cara tem seu medo?” Você poderá convidar o professor de Artes Visuais de sua escola para trabalhar nessa atividade com os alunos e, ainda, propor que os próprios alunos produzam suas massas de modelar, com sua supervisão e do professor de artes.
 - Disponibilize um espaço em sala para que os modelos criados pelos alunos fiquem expostos e solicite que cada aluno apresente o seu, explicando ao restante da turma porque o seu medo tem aquela cara.
- O autor narra a história, explicando o tempo que ocorreu  os eventos (manhã, tarde, noite). Peça para as crianças identificarem no livro o que acontece em cada um desses momentos.
- Proponha uma pesquisa sobre a vida das galinhas. O que elas comem, seus hábitos, como são úteis para o homem...
- Se possível, leve as crianças em algum lugar que possua um galinheiro.
- Proponha a criação de um minhocário no qual as crianças poderão observar o desenvolvimento das minhocas e a decomposição de material orgânico.
- Marque uma “sessão cineminha” com direito a pipoca e passe o filme “ A Fuga da Galinhas”.
- Poderão ser realizadas várias atividades artísticas: origami de uma galinha, pintar cascas de ovos.
 
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- BORGES, Iris. Dormir é horrível?  Franco Editora.
- ZANCANARO, Juliana. As minhocas de Sabina.  Franco Editora.
Veja também