Esta é a velha história do gato e do rato. Quer saber quem levou a melhor?
ATIVIDADES SUGERIDAS
Temas abordados: aventura, humor, amizade, animais.
Dialogando com o livro:
Caro professor: aqui estão algumas sugestões para o trabalho com os livros da coleção. Você e seus alunos podem escolher as questões que considerarem mais interessantes e apropriadas, através de respostas orais ou por escrito. O que importa mesmo é que os leitores sintam prazer com a leitura e dialoguem com o texto, tecendo e destecendo os seus fios.
Incentive os alunos a escreverem para as autoras no e-mail da editora.
Lendo o título do livro:
Discuta com a turma o título do livro e a ilustração da capa elaborando hipóteses sobre a história.
Refletindo sobre a apresentação do texto:
Converse com os alunos sobre a forma de apresentação da história. Trata-se de uma narrativa com rimas, ou seja, uma história com começo, meio e fim, narrada através de rimas. Na oportunidade, aprecie o ritmo do texto, leia em voz alta e observe a cadência do texto; note as rimas presentes, repetindo-as aos pares, em voz alta; preste atenção na disposição gráfica das palavras, escritas com sílabas simples, facilitando a leitura dos iniciantes.
Fazendo uma leitura do projeto gráfico:
- Oriente a exploração dos aspectos físicos do livro, como: formato, coleção, logotipo da editora e da coleção e detalhes do projeto gráfico.
- Pergunte sobre detalhes da capa e da quarta capa. Fale sobre esse primeiro contato com o livro; a capa chama a atenção do leitor, evoca lembrança de alguém, de algum anúncio?
- Chama-se folha de rosto a página, no começo do livro, que traz o título da obra, o nome do autor, o nome do ilustrador e o nome da editora. Fale sobre a ilustração da folha de rosto e sua relação com o enredo do livro. Passe a observar a folha ou página de rosto de outros livros.
- Na contracapa estão as fotos das autoras e do ilustrador. Leia com as crianças as biografias para saber um pouco mais da vida deles.
- Você percebeu que o ilustrador Dam usou muitas cores? Que sensação isso lhe causou? Você já observou o arco-íris? Sabe quantas cores ele tem?
- O que você achou das ilustrações?
- O rato da história tem um nome: Maroto. Converse com as crianças sobre esse nome, sobre o significado dessa palavra.
- Converse também sobre o fato dos nomes próprios terem significados; proponha que pesquisem sobre a origem e significado de seus nomes.
- Após a leitura, converse com a turma sobre suas experiências com o animal da história; sobre os tipos de ratinhos que existem (alguns podem ser criados como bichinhos de estimação).
- Incentive a produção de textos informativos ou de álbuns sobre os ratos.
- Rute chama outro animal para se livrar de Maroto; na natureza alguns animais caçam outros. Elenque com as crianças o que sabem sobre o ciclo alimentar dos animais.
- Os gatos foram domesticados pelo Homem para que este pudesse proteger os alimentos dos ratos; proponha pesquisa sobre a história da domesticação dos animais.
- Liste os animais domésticos das crianças da turma.
- Se possível, traga um veterinário para conversar com as crianças sobre os cuidados com animais de estimação.
- Rute ficou com medo de Maroto: converse com as crianças sobre os perigos que os ratos apresentam à saúde do Homem.
- Leia a história “O rato do campo e o rato da cidade”.
- Faça com as crianças uma dobradura de rato.
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- ALMEIDA, Hugo Ribeiro de. O gato Agapito. Franco Editora.
- GAMARANO, Maria do Carmo. Desfile no quintal. Franco Editora.
- PRADO, Zuleika. O coelho Botelho. Franco Editora.
- PASCHOALLIN, Márcia. O casório de Jô Aninha. Franco Editora.