Quem venceu?

Preço sob consulta
. Comprar  
Autora: Maria Alice Aguiar
Ilustradora: Dayse Lamas

Muitos conflitos, dois times e uma história de amor balançam o coração da galera da Rua do Fradinho até a grande final, onde o respeito e a amizade entram em campo.
 
ISBN: 978-85-88600-25-6
Nº de páginas: 40
Formato: 14,8x21 cm
Idade: 8 a 10 anos
Coleção:

ATIVIDADES SUGERIDAS
 
Temas abordados: futebol, disputas infantis, erro e perdão, amizade, amor, busca do crescimento pessoal.
 
Antes da leitura do livro: exploração da capa e da contracapa. Antecipe, através da análise do desenho da capa, o conteúdo da história. Trabalhe a ilustração, autoria e editora.
Ilustrações: vale a pena observar cuidadosamente as ilustrações desse livro. Há muitos detalhes que enriquecem a história. Observar o processo de recorte e colagem, técnica utilizada pela ilustradora. Proponha a confecção de um painel sobre o livro, utilizando a mesma técnica. Divida a turma em duas equipes: Canarinho/Peralta. Cada equipe será responsável pela confecção de um dos murais. Sugira que as ilustrações sejam feitas com folhas de jornais e sucatas.
Durante a leitura do livro
- A partir da conversa sobre a capa do livro, converse com os alunos, especialmente, sobre amizade, solidariedade, carinho, respeito e liderança.
- Levante algumas sugestões como:
Competição: como deve ser. Sua importância na formação da personalidade do aluno. Ganhar x Perder x Participar. O que deve ser importante?
- Como eram as torcidas organizadas do Canarinho e do Peralta?
- Faça um paralelo com as torcidas organizadas hoje em dia.
Respeito: Devemos “jogar” indiscriminadamente, visando apenas a atingir nossos objetivos? Nossas conquistas têm o mesmo “sabor” quando agimos como “Peteca”? Por quê? O arrependimento sincero deve ser levado em conta para desculpar grandes falhas? Por quê?
Liderança: qual deve ser o perfil de um líder? Todos nós temos condições de liderança? Por quê? Proponha a eleição de um grupo de representantes, no qual, de acordo com as diferentes aptidões, poderão se candidatar aos seguintes cargos: orador (será responsável por “falar” em nome da turma), Secretário (responsável por convocar a turma para as reuniões) e Promotor de eventos (responsável por organizar festas e reuniões da turma).
Outras atividades a serem trabalhadas com o livro, aproveitando alguns temas interdisciplinares:
- Promoção de um concurso e/ou exposição de poemas feitos pelas crianças.
- Enfatize os benefícios e a importância do esporte na vida de todos nós. Pesquise sobre atletas brasileiros que são sucesso. Faça um mural com reportagens semanais sobre os campeonatos de futebol e seus times favoritos.
- Sugira uma pesquisa sobre Pelé, que imortalizou a camisa 10.
- Realize uma atividade interdisciplinar na qual o professor de Educação Física poderá expor as regras do futebol.
Alimentação: aborde o aspecto da boa alimentação e de sua influência na prática do esporte. Pirâmide alimentar: Os diferentes tipos de alimentos e suas funções.
Teatro: a turma poderá, com o auxílio da professora, adaptar a história, que se transformará em uma emocionante peça de teatro.
- Discuta com os alunos sobre Pan-americano; Olimpíadas e Copa do Mundo.
Veja também