Paloma

Preço sob consulta
. Comprar  
Autora: Glaucia Lewicki
Ilustradora: Sandra Guarilha

 
A paz começa com o respeito que temos a nós mesmos e ao nosso jeito de ser. Quando nós nos respeitamos, nos sentimos importantes e especiais por sermos quem somos. Desta forma, ficamos em paz e passamos a ser capazes de viver pacificamente também com as pessoas que nos cercam, transmitindo, assim como Paloma, uma mensagem de paz.
 
ISBN: 978-85-7671-004-2
Nº de páginas: 12
Formato: 17x25 cm
Idade: 6 a 8 anos
Coleção:

ATIVIDADES SUGERIDAS 

Temas abordados: paz, cidadania, autoestima, artes.
  
- A pomba da história se chama Paloma, nome que em espanhol significa pomba. Incentive as crianças a realizarem pesquisas acerca de seus nomes e descobrirem se alguns têm significado em outras línguas.
- Paloma era um pássaro descontente de ser como era. Instigue a discussão entre as crianças. Por que será que Paloma não gostava de ser pomba? Seria melhor ser outro pássaro? Por quê?
- Proponha uma pesquisa sobre os pássaros existentes na região ou no âmbito mundial, dependendo da faixa etária das crianças.
- Paloma morava numa praça. Solicite às crianças que verifiquem a existência de praças nas imediações da escola e também onde moram e como são utilizadas e conservadas. Que tipos de pessoas você vê na praça? Crianças, idosos etc... O que há em uma praça?
- Na história de Paloma conhecemos um pintor famoso. Para pintar na praça, ele utilizou vários materiais.
- Oportunize o contato com livros que apresentem a obra de Pablo Picasso; seus vários estilos e utilização de materiais, assim como a influência de seu estado emocional e afetivo na expressão de seus quadros.
- Favoreça a experimentação dos diversos materiais utilizados pelo Homem nas suas expressões desde a época das cavernas (ex: carvão, tintas naturais).
- Conhecendo as obras de Picasso, as crianças perceberão que ele também trabalhou com escultura e confeccionou cartazes, inclusive para uma campanha mundial para a Paz. Oportunize que as crianças também realizem esculturas e elaboração de cartazes. Estes podem estar relacionados com alguma campanha para a paz no interior da escola.
- Assim como Picasso (espanhol) retratou a guerra em um de seus quadros, Portinari (brasileiro) produziu dois murais intitulados Paz e Guerra. Oportunize a observação e comparação entre essas obras nos estudos sobre os pintores.
- Também é interessante propiciar grandes espaços em parede, tecido ou papel grosso para que as crianças desenvolvam releituras sobre a temática.
- Paloma ficou feliz com o quadro que Picasso fez em sua homenagem e percebeu a sua importância enquanto um ser singular. Existem outros quadros em que Picasso retrata pombas; possibilite a observação e comparação dos mesmos.
- Paloma percebe que o branco que não gostava em suas asas, significava a união de todos os povos, pois o branco é a união de todas as cores. Possibilite a verificação através de experimentos, como o disco de Newton.
- A pomba é um dos símbolos da paz. Represente com as crianças o gesto da paz (aquele que imita uma pomba da paz). Fale de outros símbolos, desde placas de trânsito até marcas famosas. Símbolos universais. Outros animais que são símbolos.
 
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO,PROFESSOR:
- VENEZIA, Mike. Pablo Picasso – Col. Mestres das Artes. Editora Moderna.
- CAMPOS, Kleber Garcia. A magia das cores. Franco Editora.


 
Veja também