Palavras mágicas

R$ 33,00
ou 3 x R$ 11,00
. Comprar  
Autora: Lucília Garcez
Ilustradora: Tita Weinem

 
A história narra um sonho do menino Gabriel que, viajando num tapete mágico, desce num parque de diversões em que tudo funciona a partir do uso de palavras mágicas: “Com licença, Desculpe-me, Por favor, Obrigado...”
 
ISBN: 978-85-7671-272-5
Nº de páginas: 16
Formato: 17x25 cm
Idade: 6 a 8 anos
Coleção:
 
ATIVIDADES SUGERIDAS
 
Temas abordados: cordialidade, gentileza, convivência harmoniosa, sonhos.
 
- Apresente o livro para os alunos indicando o nome da autora e da ilustradora. Fale um pouco de cada uma delas.
- Sugira uma leitura individual se seus alunos já sabem ler de forma independente.
- Analise as ilustrações: o uso do traço, as cores, a técnica da aquarela.
- Releia o livro em voz alta para a turma de forma compartilhada, com os alunos acompanhando a leitura silenciosamente.
- Comente: que parte é um sonho e que parte não é. Identifique as ilustrações que representam cenas fantásticas (O tapete voador). O que Gabriel aprendeu com o sonho?
- Peça que as crianças digam quais são as palavras mágicas nas diversas situações do cotidiano:
  • Para entrar numa sala onde estão outras pessoas;
  • Para sair de uma sala onde está um grupo de amigos;
  • Para pedir espaço no ônibus;
  • Para agradecer um favor;
  • Para pedir ajuda;
  • Quando encontrar alguém pela manhã;
  • Quando encontrar alguém depois do almoço;
  • Quando se despedir de alguém à noite;
  • Ao sair da mesa de refeições;
  • Para pedir a palavra na sala de aula;
  • Depois de uma trombada com alguém no corredor;
  • Ao pedir uma informação;
  • Ao pedir um produto numa loja;
  • Ao receber um presente de aniversario;
  • Ao atender uma ligação telefônica;
  • Ao terminar uma conversa ao telefone;
  • Para se assentar num sofá onde já está outra pessoa;
  • Para pedir passagem a um grupo de pessoas.
- Solicite que as crianças contem seus sonhos.
- Converse sobre os parques de diversões da cidade.
- Faça uma votação. Qual é o brinquedo de que mais gosta ou aquele que gostaria de brincar no parque?
- Proponha uma atividade de artes: fazer um desenho do brinquedo mais votado.
- Proponha uma atividade de Escrita: fazer uma cartinha para a diretora da escola para pedir uma excursão ao parque.
- Sugira uma atividade coletiva: fazer um cartaz com as palavras mágicas que usamos.
 
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- GARCEZ, Lucília. Alfinete, o porco-espinho. Franco Editora.
- WEINEM, Tita. O rei de si. Franco Editora.
• Prazo para postagem:
Veja também